04/09/2010

‘A luta principal do Grito dos Excluídos é pela vida’

Na próxima terça-feira, 7, o Brasil celebra o Dia da Independência. No mesmo dia é também realizado o Grito dos Excluídos 2010. Neste ano, 16ª edição do evento, o tema escolhido foi “Vida em primeiro lugar”, e o lema “Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular...ler mais

03/09/2010

Cem anos do Corinthians em números




Cem anos do Corinthians em números. Confira!

Grito dos Excluídos 2010 pergunta 'aonde estão nossos direitos'? - Por Patrick Monteiro*

Em 7 de setembro de 2010 acontece o tradicional Grito dos Excluídos. A ação levará para as ruas 41 entidades que "gritarão" em buscas dos direitos dos cidadãos. A passeata este ano será do Sambão do Povo até o Palácio Anchieta. Símbolos da marcha desse ano serão caixões que representarão a "cultura de morte", segundo a organização, a violência contra jovens, contêiners representando o sistema carcerário e cartazes com gritos de ordem.

O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular carregada de simbolismo, é um espaço de animação e profecia, sempre aberto e plural de pessoas, grupos, entidades, igrejas e movimentos sociais comprometidos com as causas dos excluídos.

* Fonte: http://www.eshoje.com.br/

02/09/2010

Qualquer semelhança não é coincidência

"Os programas de Dilma, Serra e Marina têm mais pontos em comum do que diferenças; a exceção é Plínio, que defende o socialismo", escreve Frei Betto, escritor, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 02-09-2010.

Segundo ele, "a distância entre oposição e situação quase se anula e permite (...) a Henrique Meirelles despontar como o nosso Alan Greenspan, que ficou quase 20 anos à frente do Banco Central dos EUA". "Ao contrário do ditado, o andor é de barro, e não o santo, afirma o frei dominicano.. Dilma ou Serra terão de governar sob pressão dos últimos redutos da oligarquia, o PMDB e o DEM, alvos de frequentes denúncias de corrupção, nepotismo e outras maracutaias".

Eis o artigo...

Rumo à formação de uma agência de informação católica para toda a África: seminário em Nairóbi

"Hoje a comunicação é considerada como o primeiro areópago do mundo moderno, que está unificando a humanidade e transformando-a numa aldeia global. Então, nós, como comunicadores católicos, esperamos e queremos promover e facilitar a cooperação efetiva para o desenvolvimento pacífico e integral do nosso continente", disse Dom Alfred Kipkoech Arap Rotich, Ordinário Militar para o Quênia e presidente da Comissão para as Comunicações Sociais da Conferência Episcopal do Quênia, na abertura dos trabalhos de um seminário para a formação de uma agência de informação católica para o continente Africano. Como relatado pela Agência CISA,...(continue lendo)

A REPRESENTAÇÃO DE DEUS DE JOÃO BATISTA. - Por Denis Mwenda*

Ao analisar a representação composta de Deus de João Batista, da para a gente verificar que ela se origina principalmente, embora não de forma exclusiva, em suas interações com a mãe e o casal parental. Para ele, a avó parece ter suprido uma fonte independente para uma imagem de Deus e o pai para uma representação do diabo.
Para João, Deus parece capaz de escutar, ajudar, amar, estar próximo e dar força e felicidade, mas não no caso dele. A capacidade de Deus em escutar aparece na afirmação de que Deus é “injusto porque não escuta os dois lados” . Ao mesmo tempo, a recusa de Deus não escutar concentra-se nessa frase; “não rezo porque sinto que Deus não vai me escutar se eu não seguir suas regras”. A capacidade de Deus em ajudar e dar força é ilustrada em seu amor por Deus que sente ser importante para sua sobrevivência. A capacidade de Deus em amar é dramaticamente óbvia na seguinte afirmação; “para mim, o amor de Deus por mim é importante, porque não quero morrer pensando que ele me odeia”.

De fato, por mais atraente que Deus lhe possa ser, ele e seu Deus chegaram a uma posição antagônica definitiva por causa de seus próprios problemas. Ele afirma, “o que mais ressinto em relação a Deus é que não consigo viver da maneira como ele quer”. A boa disposição de Deus em relação a ela não serve para nada porque ela não é aceitável. Ele fala que ele não quer sentir que ele o pune, porque tem motivos para puni-lo. O resultado final dessa situação é dolorosamente ilustrado nas seguintes afirmações progressivas; “considero Deus como meu inimigo porque ele não me tem em alta consideração”. Ele ainda confirma que crê que Deus o vê como uma pessoa que ele perdeu porque não ajusta as suas idéias com deles e para agradá-lo em plenitude, ele tem que ser outra pessoa, porque ele não o agrada.

Ainda no final da entrevista, o Batista fala que se for possível, ele gostaria que Deus e os seus pais desaparecessem de sua vida. A culpa é sua experiência comum com ambos, como deixam claro estas afirmações paralelas. “se pudesse mudar meu passado, gostaria de mudar minha religião e meus pais e se receber prova absoluta de que Deus não Existe, ficarei feliz, porque não me sentirei culpada”.

Os componentes maternos na historia de Batista parece ser dominantes. Encontramos que Batista idealizava a mãe e odiava a si mesma. Em sua idealização, ele queria ser como mãe, cuja força admirava. Segundo ela, força é o que ela mais necessita de Deus; é por isso que ela o ama. Mas a mãe não só deixou de admirá-lo em troca, mas constantemente o criticava, acusando a ele e aos irmãos de serem a causa de seus muitos problemas e ameaçando abandoná-los.

Ao mesmo tempo, João Batista teve as melhores experiências com sua avó paterna, que era emocionalmente mais confiável e transmitia algum senso de afeto por ele. Sentia-se mais próxima da avó do que de qualquer outra pessoa da família. Sua fugaz capacidade de se comunicar com um Deus pessoal parece ter suas raízes na relação dela com a avó, que o aceitava como uma criança real. É interessante observar que apenas consegui se comunicar com o Deus dele quando está sozinho- quando a presença da mãe e do pai não interfere em sua relação especial com a avó. Mas ele é incapaz de manter essa imagem pessoal de seu Deus no foco de sua mente e assim dar apoio a si mesmo e apenas raramente consegue recorrer a essa imagem. Na maior parte do tempo, prevalece à representação de Deus como seu inimigo. Aparentemente, ele não conseguiu fazer qualquer conexão ou síntese entre essas duas representações contraditórias.

O Deus de João Batista, seja uma pessoa ou outra coisa, é uma entidade que se encontra totalmente fora dele. A diferença entre Deus e ele mesmo é tão impressionante e desproporcional que não há coisa alguma de Deus dentro dele. Deus tem força, ele não; Deus tem regras, ele deve obedecer a elas; Deus tem a supremacia, ela deve se submeter. A relação deles é de tirania e obediência e o Batista não é capaz de influenciar Deus. Deus é totalmente exterior a ele e completamente imutável.

Apesar de tudo isso, Deus é obviamente uma pessoa plena, que sem duvida, existe e possui intenções e desejos claramente definidos em relação a João. Essa representação inclui características que todos podemos observar em uma pessoa ou coisa. É uma representação completa, consistente e unificada em uma personalidade abrangente de traços bem definidos. Como representação, Deus não teve sorte melhor com ela. Também ele deve responder à pergunta dele. E até afora fracassou em sua resposta. Ele não quer que o João seja ele mesmo, mas outra pessoa.

Ainda nesta sua apresentação de Deus, João queria saber que de fato se houver uma prova absoluta de que Deus existe mesmo. Ele afirma; “feliz”, disse ele - se houver uma prova absoluta de que Deus existe, pois então não se “sentira culpada”. Mas quando se apresenta a opção final, ele afirma; “desejo estar com Deus depois da morte porque não quero fim”. Ao mesmo tempo, Deus o vê como uma pessoa que ele perdeu porque não conforma as idéias deles quanto suas.

Fonte: Denis Mwenda, Imc, trabalha com os moradores de rua em São Paulo.

01/09/2010

10 estrofes dos 100 anos de Tim - Corinthians comemora centenário

O Super Esportes escolheu o Hino do Corinthians para homenagear o clube que a partir da 0h de hoje tornou-se oficialmente centenário. Escolhido como oficial nos anos 50, Campeão dos Campeões carrega em cada estrofe idealizada pelo radialista Lauro D’Ávila não só os anos de glória, mas também de angústia da segunda maior torcida do Brasil. Afinal, corintiano adora sofrer antes de uma grande conquista como o fim do jejum de 23 anos e 8 meses no Campeonato Paulista, quebrado em 1977. A Democracia Corintiana, os sete títulos nacionais e até o rebaixamento para a Série B e a ressureição gloriosa estão por trás de cada verso do hino que mais será tocado neste 1º de setembro de 2010, um dia mais do que especial para um bando de loucos por ti, Sport Club Corinthians Paulista. (continue lendo...)

31/08/2010

Festa do centenário corintiano reúne 100 mil pessoas em SP

Os corintianos superaram as expectativas e superlotaram o Vale do Anhangabaú, na região central de São Paulo, na noite desta terça-feira. Na véspera da festa, a diretoria do clube previa um público de 50 mil pessoas para acompanhar a cerimônia de comemoração do centenário do Timão. Mas duas horas antes da meia-noite, horário marcado para a aguardada queima de fogos, o número de torcedores já era o dobro do esperado. (continue lendo....)

MwanaaSuu: O centenário de Corinthians 1910 - 2010

MwanaaSuu: O centenário de Corinthians 1910 - 2010

O centenário de Corinthians 1910 - 2010

“Quando falamos de Corinthians, falamos de emoção."

Timão minha vida, meu coração!!!
O Corinthians, unido à sua torcida, convoca toda a Nação Alvinegra para no dia 1º de setembro celebrar suas glórias e tradição! Vá trabalhar ou estudar com a camisa do Timão. Coloque faixas nas janelas e nos portões de casa. Pendure sua bandeira no carro.  Encontre sua forma de homenagear os cem anos de Corinthians. E à meia-noite do dia 1º, solte um rojão para comemorar a chegada do grande dia!
Faça sua parte, divulgue essa iniciativa!
Ajude a escrever a história do Corinthians!
É a FIEL unida para o Centenário do Timão!
DIA 1º DE SETEMBRO – DIA DO CORINTHIANS ...leia mais

veja mais em: http://diadocorinthians.com.br/
Fonte: Site oficial do corithians.

30/08/2010

Alternativa open-source ao Facebook chega em Setembro

Para combater facebook!!!
Em meio às fortes controvérsias em relação à falta de privacidade no Facebook que aconteceram em Maio, quatro estudantes americanos anunciaram o Diaspora, um projeto de rede social alternativa ao Facebook, porém totalmente open-source e dando ao usuário total (e intuitivo, segundo eles) controle de todos os seus dados pessoais.

O momento do anúncio foi perfeito. Devido ao grande interesse do público em "se livrar das garras do Facebook", o Diaspora conseguiu arrecadar doações que ultrapassaram em mais de 100 mil dólares o objetivo. Desde então, os quatro desenvolvedores estiveram quietos (continue lendo...)

Caminhada marca comemoração do Dia Nacional de Combate ao Fumo

“Aprendi a fumar aos 10 anos com a minha avó, mas tenho vontade de parar”. O depoimento é da dona de casa Eliene Silva Novaes, 51 anos, moradora do bairro América, em Aracaju, e serve de estímulo para que campanhas de combate ao tabagismo sejam realizadas como a que ocorreu na manhã do último sábado, 28, com a participação da equipe responsável pela área da Saúde do Adulto da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O evento promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em celebração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, iniciou com uma caminhada saudável saindo da Praça da Bandeira em direção à Praça General Valadão, onde houve diversos estandes com enfoque na qualidade de vida, com estímulos a uma alimentação saudável, a atividades físicas, entre outras.

No estande da SES, a equipe fez uma avaliação do grau de dependência ao fumo dos participantes que se dispuseram, apresentaram a boneca Altina que mostra o efeito maléfico do cigarro nos pulmões e ainda entregaram material educativo e encaminharam as pessoas que têm o desejo de parar de fumar ao tratamento realizado no Hospital Universitário (HU), às quartas-feiras.

A dona Eliene foi uma das encaminhadas ao tratamento. “Quando era pequena, eu comia folha de araçá, num sítio onde minha família morava lá em São Cristóvão, minha avó dizia que fazia mal porque eu ficava amarela, então me ensinou a fumar fumo de rolo. É o que eu mais uso até hoje, só fumo cigarro quando saio de casa, porque tenho vergonha das pessoas”, disse a dona de casa. Segundo ela, todas as pessoas da família fumam.

O vigilante Manoel Pereira dos Santos, 58 anos, também participou da caminhada. “Fumo cigarro desde os 17 anos, já tentei largar várias vezes o vício, mas ainda não consegui, apenas diminui. Agora eu fumo 10 cigarros por dia”, relatou.

Lei
Segundo a enfermeira Lívia Angélica Silva, responsável técnica pelas ações na área de Saúde do Adulto da SES, no Brasil a Lei 9.294/96 proíbe o fumo em ambientes coletivos, mas ainda permite a existência de áreas reservadas para fumar. “Assim, a legislação não protege de maneira adequada o não fumante, porque nenhum sistema de ventilação é capaz de eliminar os elementos cancerígenos que ficam no ar”, explicou.

Lívia Angélica informou que está tramitando no Congresso Nacional um projeto de lei que garante ambientes 100% livres da fumaça do cigarro e outros produtos do fumo que produzam fumaça. “O município de Aracaju já aprovou esta lei”.

Para a enfermeira, um dos resultados mais significativos foi Aracaju aparecer pela primeira vez como a capital brasileira com o menor índice de fumantes do país (8%), apresentado pela pesquisa Vigitel 2009 (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico). Realizada pelo Ministério da Saúde desde 2006, o levantamento apontou um índice médio para o Brasil de 15%. A pesquisa é feita somente nas capitais dos estados e do Distrito Federal.

Autor: Lidiane Neves

Semana da Pátria: Fogo Simbólico será aceso nesta quarta

Comissão Organizadora do Desfile acertou os últimos detalhes para a grande festa cívica
anuncie! Segundo o site da prefeitura, será aceso nesta quarta-feira (01) o Fogo Simbólico em comemoração a Semana da Pátria. O evento acontece às 8 horas, nas dependências do Tiro de Guerra. Essa é uma das ações que estão sendo preparadas pela Secretaria Municipal de Educação e instituições parceiras, para o Desfile Cívico de 7 de Setembro.

A Pira será acessa pela secretária de Educação, Telma Marques Vieira, e pelo chefe de instrução do Tiro de Guerra, o 1° sargento Wilson de Almeida Carvalho. A solenidade terá apresentação de alunos das escolas municipais Professora Lydia Sanfelice e Paul Percy Harris e dos atiradores do TG.

Nesta segunda-feira (30), a Comissão Organizadora do Desfile, da Secretaria de Educação, e instituições inscritas acertaram os últimos detalhes para a grande festa cívica.

Às 7h45 está marcada a chegada da Corrida do Fogo Simbólico da Pátria na avenida Bady Bassitt, onde será realizado o desfile, depois de ficar aceso durante uma semana, na pira do Tiro de Guerra.

A tocha será conduzida por representantes do Exército, da Polícia Militar, do cenário esportivo, da Educação e pelo prefeito Valdomiro Lopes, que acenderá a pira, próximo ao palanque das autoridades, montado na esquina com a rua Mirassol.

O tema do Desfile deste ano é ‘Praticando a cidadania’. O objetivo, como esclarece o assessor da Secretaria de Educação e membro da comissão organizadora do evento, Ricardo Martins, é provocar reflexão sobre ‘atos de cidadania’, junto ao público que irá assistir o desfile.

Um dos destaques em relação ao tema será mostrado pela Polícia Militar de São José do Rio Preto, que levará para avenida a campanha “Trote no 190, não”.

Fonte: Agência BOM DIA

Relatório denuncia precariedade no serviço de saúde reprodutiva da mulher - Tatiana Félix *

O relatório "Direito ou Ficção? A Argentina não presta contas em matéria de saúde reprodutiva", elaborado pela Human Rights Watch e divulgado neste mês, revelou que, por ano, milhares de mulheres e meninas no país se expõem a sofrimentos desnecessários, frutos de condutas negligentes ou abusivas, quando buscam atendimento nos serviços de saúde reprodutiva da Argentina.
O relatório descreve que as pacientes enfrentam diversos obstáculos para serem atendidas nos serviços de saúde reprodutiva, dos quais deveriam ter direito pleno, como acesso aos anticoncepcionais, procedimentos voluntários de esterilização e aborto depois de sofrerem violação sexual.

O diretor da Human Rights Watch para as Américas, José Miguel Vivanco, disse que as mulheres necessitam receber atenção confiável durante toda sua vida reprodutiva, "no entanto, na Argentina isso parece mais uma loteria: pode-se ter sorte e receber atenção decente, mas, é mais provável que não se tenha outra opção que submeter-se aos serviços deficientes ou abusivos".

É comum no país que as mulheres tenham que esperar muito tempo para serem atendidas pelo serviço médico. Recusa de atenção e até a exigência ilegal de autorização do esposo para a execução dos procedimentos são comuns acontecerem. Além disso, é freqüente que as argentinas não possam tomar decisões independentes sobre sua saúde, tendo que, muitas vezes, enfrentarem uma gravidez não desejada ou com risco para sua saúde.

Estimativas apontam que na Argentina, 40% das gravidezes são interrompidas mediante abortos praticados, em muitos casos, de forma insegura. Aliás, o aborto inseguro tem sido uma das principais causas de mortalidade materna no país durante décadas.

O estudo da Human Rights Watch identifica ainda que a falta de supervisão e prestação de contas na implementação das leis e políticas existentes contribuem para a continuidade da situação. "O governo deve tomar medidas muito mais enérgicas para monitorar o modo com o qual se implantam estas políticas e para sancionar os abusos", opina Vivanco.

Apesar de o país ter ratificado, recentemente, a Convenção sobre os direitos das pessoas com incapacidade, assumindo obrigações jurídicas internacionais específicas nesta área, o relatório denuncia que estas medidas não estão sendo cumpridas. Segundo o relato, além dos problemas de acesso, existe ainda a questão do preconceito.

"Alguns médicos simplesmente não acreditam, por exemplo, que as mulheres com incapacidades visuais ou auditivas mantenham relações sexuais ou possam recordar que têm que tomar uma pílula anticoncepcional", disse Vivanco.

Mesmo que o governo do país tenha tomado medidas recentes para resolver alguns dos problemas apontados no Informe, algumas destas mudanças foram, posteriormente, revertidas.

Um exemplo disso aconteceu em julho, quando o Ministério anunciou sua intenção de tornar a Guia Técnica para Atenção Integral dos Abortos Não-Puníveis, criada com o objetivo de assegurar a realização de abortos em mulheres e meninas vítimas de violência sexual ou cuja vida ou saúde esteja em risco, em resolução ministerial. No entanto, no dia seguinte do anúncio, o governo se retratou e disse que a Guia seguiria vigente, mas, ficaria a critério de cada profissional cuimprí-la ou não.


* Jornalista da Adital

Para acessar o Informe, click aqui.

29/08/2010

Mudar é ter novas atitudes

Aprenda a mudar, aprenda a encarar as dificuldades com Atitudes. É certo que na sua caminhada da vida, de projetos , sonhos e metas a ser atingidos irão surgir varias pedras no caminho e essas pedras se tornam vários obstáculos, que você até consegue ver do outro lado as tais dificuldades que elas trazem e que se tem de encarar, mas voce, encara pula o obstáculo e vai adiante , vence e supera as dificuldades e os problemas, mas no meio desta caminhada pode aparecer não mais a pedras e pedregulhos que você superou com dificuldades sim,seperou com dificuldades, mas arriscou , passou e venceu. Venceu ! Que maravilha,sensacional ! Mas de repente aparece um muro, um muro alto , não são mais as pedras que esta a sua frente que dava a possibilidade de ver o grau das dificuldades e dos problemas. E agora, o que você faz ?

Para e fica olhando o muro a sua frente, olha a sua altura o seu grau de dificuldade quieto e silenciosamente. Em ! Essa não é atitude de um vencedor, de um líder .Não ! Essa não é a atitude . A matemática nos ensina que problemas são para serem resolvidos , certo ! Então !

Escale ! Por mais que você não veja o que esta por vir ,o que esta do outro lado. Escale ! Melhor arriscar, escalar muros altos, pois essa é a verdadeira atitude de um líder que arrisca e encara os desafios.Pensando sempre no melhor do seu trabalho ,da sua empresa e de seus companheiros.

Quer encarar as dificuldades com mais facilidade? Quer ? Comece olhar as pessoas de outra forma, olhe com amor , ame seus colegas de trabalho,ame sua equipe,ame sua empresa .ame seus clientes. Encontre uma forma de fazer isto, de amar as pessoas, quando isso acontece, algo novo e de melhor acontece na sua vida. Um exercício muito bom : Não pense só no dinheiro, aqueles que só pensam em dinheiro não conquistam ! Sabe porque ? Porque essas pessoas tem almas frias, corações gelados e não pensam em seus amigos, não pensam na equipe , não pensam nos seus clientes só pensam em si próprios em seus bolsos. E saiba que : “Pensar em pessoas traz mais dinheiro do que pensar em dinheiro,”

Não importa a sua função, o seu cargo, temos que transformar nossas atitudes, ser mais humano,solidário , com novas idéias de vida e saber interagir com as pessoas que nos cercam para estarmos sempre preparados e aptos para desenvolver formas complementares de negócios e de comportamento nos levando assim para novas conquistas sem medo de arriscar.

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...