05/11/2011

Jovens Religiosos refletem sobre a maturação espiritual - Por Ledineia, Delvair e Michael *

"Onde não há paixão, há vícios",
Annette Havenne.














Terminou neste domingo, 30 de outubro, a terceira etapa de formação para preparação dos votos perpétuos organizada pela Conferencia dos Religiosos do Brasil - CRB, regional Bahia-Sergipe. A formação que contou com religiosos/as de várias congregações aconteceu no Mosteiro de Salvador das monjas beneditinas, localizado no bairro de Alto de Coutos, no subúrbio da capital baiana.

O tema da formação desta etapa refletiu sobre a maturação espiritual no seguimento de Jesus e teve a assessoria da Irmã Annette Havenne, ISM. "Um dos aspectos que ajuda no processo de maturação espiritual no seguimento de Jesus é perceber com qual imagem de Deus nos relacionamos", afirmou Irmã Annette. Tomando como base o livro de Carlos Dominguez Morano, "Crer depois de Freud", a assessora destacou pontos que falam sobre a representação infantil que muitos religiosos têm de Deus, comparando com o Deus de Jesus Cristo.

Para ela, "o Deus da criança é contemplado e buscado como um seio bom que responde aos desejos pessoais; é Deus providência - mágico, encarregado de proteger os sujeitos de todo mal", explicou. "Já o Deus de Jesus Cristo é aquele que tem vontade distinta do ser humano embora respeite a sua realidade e liberdade; Ele o acompanha, mas não lhe dá tudo.

No segundo dia o grupo se debruçou sobre a formação integral. Sobre essa questão, a assessora destacou quatro arquétipos básicos a serem trabalhados para melhor integrar nossa vida. São eles: autenticidade no encontro comigo, significância no encontro com Deus, transparência no encontro com os outros e solidariedade no encontro com o cosmo.

No final do encontro, os participantes mostraram-se entusiasmados em assumir a proposta e o projeto de Jesus na formação permanente. Alguns emitirão os votos Religiosos solene no final deste ano e no início de 2012.

* membros do grupo Perpinter, CRB, região Bahia-Sergipe.

Fonte: CRB, região Bahia-Sergipe.

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...