29/04/2011

Páscoa Jovem por Thalisson Bomfim e Rairone Pachú*

A Páscoa Jovem deste ano de 2011 aconteceu na comunidade de Gameleira, Paróquia de São João Batista de Jaguarari-Bahia. Situada no centro-oeste Bahiano, recebeu de braços abertos os jovens missionários Consolata, de Salvador, Feira de Santana, Monte Santo e Jaguarari, entre os dias 20 a 24 de abril.

No dia 21 as 06h30min da manhã, 51 jovens foram para a mesma comunidade, tiveram um dia todo dedicado a formação, com os seguintes temas: A visão geral de Páscoa, a Instituição da Eucaristia, lava pés (serviço), Paixão e Morte, Ressurreição e Campanha da Fraternidade 2011, e Missão a partir da experiência do ressuscitado. Após a celebração Eucarística da quinta feira santa, os jovens foram enviados para diversos povoados como Anhã, Barracão, Várzia das Pedras, Favela, Jacunã, Malhada da Areia e a própria Gameleira, para realizar atividades comunitárias, conhecendo e vivenciando o espírito pascal a realidade das famílias – grande maioria carente – no sertão baiano. Na sexta feira e no sábado realizaram celebrações e visita nas famílias.

Uma das experiências marcantes de três jovens que ficaram no povoado de Vásia das Pedras, foi a de conhecer a senhora Mª Candida de 103 anos, que conheceu o próprio rei do cangaço, o Lampião. Segundo a filha da Dona Mª Candida, quando lúcida contava a seus filhos que Lampião passou pela casa de seu pai, que em certa vez deitou-se num banco e fez uma oração para que ficar invisível e não foi visto diante dos olhos do rei do cangaço. Outro fato marcante foi a historia de Sebastião, que está debilitado a dois anos por causa de um AVC – Acidente Vascular Cerebral – que paralisou o lado de seu corpo.”(…)

Quando me abaixei para pegar um pé de feijão com cuidado para não ferir a terra, a minha mão não respondeu, fui andar a perna não respondeu também, vim me arrastando para casa e já estou aqui deitado a 2 anos.(…) Meu Deus, meu pai, o que eu fiz para merecer isso ?(…) Meus amigos não vem me visitar, pois não tem coragem de me ver nesse estado, eu tenho fé de ainda poder andar, nem que seja dentro de minha casa(…) Muito o brigado por me visitar, mas assim, nesse estado que estou, não tenho o que oferecer.

Me desculpem(…) Assim que vocês souberem de minha melhora, venham me visitar, para eu lhes mostrar a minha roça, como eu fazia com os que vinham me visitar(…) Perdão senhor! Seja lá qual foi o meu pecado.”
Após sair da casa de Sebastião, os jovens se sensibilizaram com a historia dele, voltaram a sua casa quase que imediatamente e fizeram uma proposta a sua esposa, de conseguir uma cama hospitalar – pois ele dormia no chão – e uma cadeira de rodas para se locomover. Porém sua esposa nega qualquer tipo de ajuda, seja da comunidade, dos agentes de saúde ou de qualquer outra oferta que seja para melhorar a qualidade de vida de seu marido.

O sábado pela manhã os Jovens missionários que ficaram no povoado de Jacunã, prepararam uma festa para as crianças, com direito a palhaços e diversos tipos de brincadeiras. Os missionários da comunidade de Gameleira preparam uma tarde para jovens, na tentativa de reavivar o Grupo de Jovens presente da comunidade, que andava “perdidos”. A noite o Pe. Tamrat (Chamado carinhosamente pelas crianças de Pe. Tomate) fez uma bela celebração.

O domingo começou cedo com a chegada dos jovens em Gameleira, jovens estes que estavam vivenciando os mistérios da Páscoa nos povoados, após um breve momento de interação, todos foram para a missa de páscoa, após a missa aconteceu um conselho para avaliar os aspectos positivos e negativos da páscoa jovem, os missionários também receberam o envio para sua nova missão, agora em suas respectivas comunidades.


*Equipe da AMV-Bahia
Fonte: missionarios da consolata

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...