08/11/2010

Espiritualidade do Allamano - Por Seminário Teológico*

Neste ano de 2010, nós, missionários da Consolata, temos como especial protetor o próprio Pai Fundador, bem-aventurado José Allamano, fundador dos missionários e missionárias da Consolata. Entre as motivações estão os 20 anos de sua beatificação (07 de outubro de 1990) e o centenário das missionárias da Consolata (29 de janeiro de 1910). No boletim oficial nº 128 (dezembro de 2009), o Pe. Aquiléo Fiorentini, superior geral imc, recordava que “também hoje José Allamano nos garante a coerência com a nossa finalidade especificamente missionária e com o nosso estilo de vida, indicando-nos o modo de a concretizar, de acordo com o seu espírito, nas situações novas que temos de enfrentar, sem o modificar no que é essencial”.

Nesta perspectiva, o Seminário Teológico Pe. João Batista Bísio, em São Paulo, Brasil, está refletindo sobre alguns aspectos da Espiritualidade Allamaniana que nos ajudam a pensar sobre a vivência de nossa fé e carisma na atualidade. Remetemos estes textos aos missionários, missionárias, leigos/as missionários da Consolata e a todos os interessados/as em refletir e aprofundar alguns aspectos do pensamento allamaniano.

Convidamos a todos para acompanhar, semanalmente, alguns aspectos que publicaremos. Entre vários elementos que poderíamos refletir, buscaremos ressaltar: santidade e missão; atitudes rumo à santidade; vocação missionária; formação missionária; o mistério de Maria na missão de Jesus; amor como em família; entre outros…

Nosso desejo é de que possamos contribuir na reflexão atual de atualizar e re-valorizar o pensamento de nosso Pai Fundador na perspectiva deste ano e da vida da Igreja, que busca cada vez mais modelos para a vivência da fé.
Que o bem-aventurado José Allamano nos ilumine em nosso caminhar missionário…


Oração:
Senhor, nós vos damos graças pelo nosso Fundador, o bem-aventurado José Allamano. Como pai e mestre, ele nos ensinou a ser missionários em espírito de família e santidade de vida.Ajudai-nos a viver com fidelidade e ardor a nossa consagração missionária na partilha do mesmo carisma, no amor fraterno e no zelo apostólico.Ensinai-nos a anunciar a todos que vós sois Pai e chamais cada pessoa, cada povo e cada cultura a fazer parte do vosso projeto universal de salvação. Amém!


Fonte: Consolata missionários e missionárias
*Seminário Teológico Pe. João Batista Bísio

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...