22/09/2011

Também as crianças têm sua atividade apostólica - por Mike

Em Salvador, Infância e Adolescência Missionária prepara seus assessores


"Também as crianças têm sua atividade apostólica.
Foto: Sheila Santos (Complic@d@...Valeria)
Segundo sua capacidade, são testemunhas viventes de Cristo entre seus companheiros". 
(Apostolicam Actuositatem, no. 12)

         A Igreja de Salvador na Bahia, vem se preocupando com a formação de seus líderes, principalmente dos jovens para colaborar na evangelização.
          A Igreja tem grandes esperanças em sua capacidade de mudar o mundo enquanto aposta na formação dos futuros líderes. Isto se mostrou claramente para com a Infância e Adolescência Missionária - IAM, que nos dias 17 a 19 de setembro, organizou no Colégio Frei Ludovico, de Salvador, uma formação para os assessores da Obra.

Orientado por Irma Islaneide, missionária e religiosa das Pias Mestras Venerini, o curso contou com a participação de jovens e adultos da Arquidiocese de Salvador e de outras dioceses.
Para melhor compressão do tema, a assessora dividiu a formação em reflexões e oficinas: história e carisma da IAM, os doze passos para a implantação da IAM, as quatro áreas integradas da sua existência, o perfil do assessor, a psicopedagogia das idades, o ELMI, auto-estima do missionário e a espiritualidade missionária. Na sua colocação, Irma Islaneide sublinhou que na IAM, os protagonistas são as crianças e adolescentes. "A coordenação dos grupos é por conta deles", disse ela. "O adulto que os auxilia é apenas um assessor que orienta e motiva as crianças e adolescentes, deixando que eles assumam suas responsabilidades e atuem com espontaneidade e liberdade", conclui.

Uma Obra para todas as crianças
Fundada em 1843 por dom Carlos de Forbin-Janson (1785-1844), em Paris (França), a Obra da Infância Missionária hoje está presente em mais de 100 países. Em 1922, o papa Pio XI a declarou Pontifícia, isto é, Obra do Papa, e, portanto, de toda a Igreja, juntamente com as Obras Missionárias da Propagação da Fé e de São Pedro Apostolo, às quais uniu-se em 1956, a União Missionária, constituindo-se as Pontifícias Obras Missionárias - POM. No Brasil, ela foi trazida por missionários francesses, em 1858. Embora a obra tenha nascido para socorrer a triste situação das crianças chinesas, logo abriu seus horizontes para o mundo inteiro.

O resgate, o batismo, o sustento e a educação das crianças dos povos que não conhecem Jesus Cristo foram, desde o início, os objetivos da Infância Missionária. Um plano ambicioso: prestar todos os socorros materiais, morais, intelectuais e religiosos de que necessitam as crianças de todos os lugares, culturas, raças e crenças.

Fonte: AMV – São Brás, Salvador - BA.

18/09/2011

“Maria acolhedora, promotora e defensora da Vida” é tema da festa em Salvador - Mike

Missionários da Consolata, membros da Comunidade Maria de Nazaré, jovens vindo do interior do Estado da Bahia e centenas de fiéis se reuniram, neste domingo (11), para celebrar a festa de Nossa Senhora de Nazaré.

Alegria e louvor foram os sentimentos que tomaram conta da comunidade que pertence à paróquia São Brás de Plataforma, na periferia de Salvador. Basta lembrar que a devoção à Maria no meio popular é grande. Prova disso são as diferentes formas utilizadas pelas comunidades cristãs, para demonstrar sua devoção a Nossa Senhora de tantos nomes, traço importante da religiosidade do povo.

Em preparação para a festa, a comunidade Maria de Nazaré, organizou noites de Novena, com temas e reflexões diversas que ajudaram os paroquianos a aprofundar seu conhecimento sobre a Padroeira.

A celebração eucarística foi presidida pelo padre Stephen Erastus Murungi, pároco da paróquia São Brás, e concelebrada pelos padres Kyoung Ho Han e José Roberto Garcia, missionários da Consolata. A comunidade recebeu "Maria acolhedora, promotora e defensora da Vida", tema principal da festa neste ano.

"Hoje", disse padre Stephen durante a celebração, "em tempo de celebridades, de supervalorização dos centros urbanos, da cultura do sucesso e da imagem é bom lembrar a expressão: Maria de Nazaré. Para Deus, não importa a aparência, o lugar de proveniência, os títulos. Conta, sobretudo, a qualidade do gesto.
E nisto, Maria de Nazaré tem muito a nos ensinar - acolher, promover e defender a vida," sublinhou.

Após a missa, cantos, louvores e orações animaram a procissão com a imagem da Nossa Senhora de Nazaré. Com a bênção final, a assembleia se despediu levando consigo o ensinamento de Maria que devemos ser mais animados a crescer na fé, pois compreendemos que não estamos prontos e que a vida é uma travessia. Descobrimos também que até as crises de fé são oportunidades de crescimento. Reconhecemos que somos peregrinos na fé e nos colocamos, com alegria e humildade, no caminho do Senhor para acolher, promover e defender a vida, como fez Jesus.

Fonte: AMV – São Brás, Salvador

1o Festival Jovem Consolata em Salvador - Mike

"A ruptura entre o Evangelho e a cultura é sem dúvida o drama da nossa época, como o foi também de outras épocas". (EN, II-20)
Jovens lotaram o Centro Cultural de Plataforma em Salvador, nos dias 9 a 11 de Setembro de 2011, para o 1º Festival Jovem Consolata na Bahia. O evento foi organizado pelos missionários e missionárias da Consolata presente no estado a fim de qualificar os jovens na construção da sociabilidade contemporânea na era da democratização da cultura e da informação.

Como primeira experiência, a Equipe de Animação Missionária e Vocacional - AMV, responsável pelo Festival, articulou um intercambio entre jovens dos municípios de Monte Santo, Jaguarari, Feira de Santana, no interior do Estado e a capital Salvador. Centrada no tema: "Juventude, Cultura e Evangelização", a programação contou com apresentações de teatro, danças brasileiras e africanas, poesias, músicas e capoeira.

A inspiração veio da exortação apostólica Evangelii Nuntiandi do papa Paulo VI, quando afirma: "A evangelização não se dá fora da cultura. Nem o Evangelho se identifica com as culturas, mas identifica-se nas culturas. E a fé apresenta-se mais como atitude de encontro com o Acontecimento, do que como a apropriação de um credo. Ela é também o sentimento estético, descodificação e desejo de transformação da história..."

Na oportunidade, os jovens animaram missas na paróquia São Brás, bairro Plataforma, na periferia de Salvador e participaram da festa da Nossa Senhora de Nazaré. Além disso, visitaram alguns lugares históricos de Salvador. O Festival terminou, mas a missão de jovens continua, unidos e fortes. "Somos jovens decididos caminhando pro Senhor, trabalhando para Cristo por amor. A nossa juventude nós usamos para o bem, vem se juntar a nós você também", cantavam enquanto se despediam.

Fonte: Mwanaasuu.

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...