06/11/2011

Jovens de Salvador celebram o Dia Nacional da Juventude - Por Gabriela G., Wellington C. e Michael

"O Dia Nacional da Juventude - DNJ deste ano
exalta os feitos das mulheres que lutaram e que
ainda lutam por um mundo melhor sem pobreza,
violência e estão ganhando cada dia mais o
espaço, que antes era ocupado apenas por
homens"
(Jeane Maria)

A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Salvador na Bahia, primaz do Brasil, realizou neste domingo, 30, Dia Nacional da Juventude, o 39º Crisjovem - Encontro de Jovens com Cristo. O evento que reuniu mais de quinhentos jovens aconteceu na Universidade Católica - UCSAL, localizada no bairro da Federação no centro de Salvador.


A programação, na parte da manhã, contou com uma palestra sobre o tema do Dia Nacional da Juventude 2011: "Juventude Cristã e Protagonismo Feminino - jovens mulheres tecendo ralações de vida", para refletir sobre o papel da mulher na sociedade e na Igreja. Depois da exposição da assessora o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, dom Gilson Andrade da Silva, que tomou posse no último dia 10 de outubro, foi acolhido pelos jovens. Dom Gilson presidiu a celebração eucarística que encerrou os trabalhos da manhã.

Após o almoço, os jovens foram organizados em grupos por oficinas para aprofundar o tema da DNJ 2011. Para facilitar essa atividade, foram convidadas pessoas com experiência sobre o tema oferecido (protagonismo feminino) para coordenar as cinco oficinas oferecidas: a mulher na bíblia; o corpo da mulher como objeto de consumo; a mulher e a família - sexo e namoro; a mulher e a política; e a valorização da mulher. Todas as oficinas destacaram a importância de resgatar a nova imagem da mulher enquanto bela criatura de Deus, mais que um objeto biológico de atração, sexo, marketing e mídia.

Um momento do encontro dos jovens com Jesus sacramentado seguido de apresentações musicais encerrou o 39º Crisjovem. Os participantes voltaram para suas casas com maior entusiasmo de serem protagonistas de um mundo melhor que saiba respeitar a igualdade de gênero.

A cada ano, o DNJ propõe um tema de reflexão e ação voltado para a realidade juvenil. O DNJ 2011 é inspirado no encontro de Jesus com a mulher samaritana (Jo 4, 1-42). Por ser uma atividade permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, é realizado nas dioceses de todo o país no último domingo de outubro.

Fonte: Equipe de AMV e PJ São Brás de Plataforma, Salvador-BA

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...