11/09/2010

Metade dos brasileiros mentem sobre si mesmos na internet - Por Aylons Hazzud

Pesquisa realizada este ano em 14 países, entre eles o Brasil, revela algumas características do comportamento das pessoas na internet.
Segundo pesquisa realizada em fevereiro 56% dos brasileiros admitem mentir sobre dados pessoais na internet. O número é levemente superior ao mundial, de 45%, e inclui os que já usaram identidades falsas na internet – 41% das internautas, contra 33% da média mundial.

Os dados constam no Relatório de Crimes Cibernéticos NORTON , feito sob encomenda da Symantec. A pesquisa da vendedora do antivírus Norton ainda estima o custo para reparar os danos causados por um “crime cybernético” no Brasil: R$2537,00, muito superior à média mundial, de R$573. O relatório não detalha, porém, como esta quantia é gasta durante a reparação – se é só o prejuízo do crime ou se inclui também outros custos, como os envolvidos na troca de documentos e despesas advocatícias. No jargão da pesquisa, um “crime cybernético” pode ser um roubo de identidade ou o uso da senha para realizar o desvio de dinheiro da conta.

Quatro em cada cinco pessoas acreditam na impunidade dos criminosos online, e surpreendentemente este número não é maior no Brasil do que no resto do mundo. Ou seja, tanto aqui quando lá fora, quase ninguém crê que um criminoso virtual vá pagar por crimes. E assim como nos crimes mais tradicionais, as vítimas também se sentem culpadas, com cerca de 3/4 dos entrevistados declarando esta sensação.

Voltando aos dados de comportamento garimpados na pesquisa, vemos mais uma curiosidade dos brasileiros: apesar de “escondermos” mais a identidade, os brasileiros também se arrependem mais das coisas que fazem na internet. 28% dos tupiniquins, 6 pontos percentuais a mais que o resto do mundo, afirmam ter arrependimento de algum ato realizado online, como o download ilegal de música ou as mentiras relatadas anteriormente. Talvez seja justamente por isso que os brasileiros se escondam mais

Pastor calls off Koran burning

Pastor Terry Jones withdraws his threat to burn copies of the Koran in an interview with US media.

For more details: http://www.bbc.co.uk/news

10/09/2010

Tropa de Elite 2

Tropa de Elite 2: Pré-venda de ingressos começa hoje.
Tropa de Elite 2 - Agora o Inimigo é Outro, um dos filmes mais aguardados do ano, só chega aos cinemas em 8 de outubro. Mas, para diminuir a ansiedade dos fãs do Bope, a pré-venda dos ingressos começa nesta sexta-feira (10). Eles estarão disponíveis nos sites das principais redes exibidoras do país e no site www.ingresso.com.br.

Wagner Moura - Autor do Filme.
O ator Wagner Moura está de volta ao papel de Capitão Nascimento, como líder dos temidos caveiras. Na trama, ele enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, Nascimento descobre que o problema é muito maior do que imaginava. E não é só isso. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo. Tropa de Elite 2, agora é pessoal.

09/09/2010

A MÍSTICA ISLÂMICA - Por Michael Mutinda*

A MÍSTICA ISLÂMICA

Sufismo.
Há várias hipóteses quanto à etimologia da palavra sufi. O termo suf (lã, em árabe), pode ser uma das origens, aludindo aos mantos de lã que vestiam os primeiros sufis. O sheik Çimen, contudo, refuta a justificativa do traje e defende duas outras possibilidades. A primeira, relacionada à expressão ahl al-suffah (“os do sofá”), que designa um grupo de companheiros do profeta que ficavam em sofás, apartados na mesquita de Medina, dedicados à devoção. A segunda, remete à raiz verbal árabe safá, que significa purificar-se, e remete ao entendimento do sufismo como um caminho de pureza .

Século XIX – O Sufismo no Brasil.
Há várias hipóteses quanto à chegada do sufismo no Brasil. Talvez no Brasil o sufismo possa ter deitado raízes muito mais profundas do que se pode supor, já que a religião muçulmana chegou até aqui primeiramente através dos escravos Malês. De qualquer modo, hoje em dia, sabe-se da presença de algumas ordens: a Chisti, muito difundida na Índia, a Naqshabandiya, que existe aqui há 25 anos, a Surawaardi, Shadhiliya, a Ordem Sufi Internacional e a Halveti AI-Jerrahi. É provável que o sufismo tenha se manifestado pela primeira vez no Brasil no sec. XIX, por conta dos malês, escravos africanos de religião muçulmana trazidos ao país pelo trafico negreiros. Mais recentemente, zawias de centenárias confrarias sufis se estabeleceram nas grandes cidades brasileiras, como são Paulo, rio de janeiro, Brasília, recife, Florianópolis ou foz do Iguaçu, onde há forte presença da colônia muçulmana. Os malês ainda mantêm pequenas comunidades nos estados da Bahia e do rio de janeiro. Há noticia de um xeque sufi que viveu na cidade do rio ao final do século passado.

Contudo, o sufismo no Brasil, o sufismo é pouco conhecido e praticado. A ordem Jerrahi conta hoje, em São Paulo, com duas tekkés, isto é, espaços para o culto. Uma delas, em Cotia, onde o sheikh Ismail Çimen reúne um grupo de seis dervixes. Nascido em Istambul, na Turquia, o sheikh mora no Brasil há 11 anos, mas recebeu a autorização para ser mestre há dois anos e meio. Músico, o sheikh Çimen toca ney, a flauta de junco da música sufi, e o alaúde oriental, um instrumento de cordas também utilizado nas cerimônias. Ao contrário do que se possa pensar, não são apenas árabes, turcos ou nascidos em famílias muçulmanas os que abraçam o sufismo. O próprio sheikh Muhammad Ragip, da tekké da Penha, em São Paulo, é um exemplo de ingresso no Islã a partir do sufismo. Apresentado à religião na Turquia, sheikh Ragip é quem conduz as reuniões semanais às quintas-feiras e domingos. Quanto ao número de freqüentadores, sheikh Ragip afirma ter conhecido desde ordens com três pessoas até milhares. Em São Paulo há também, por exemplo, a ordem Chazulya Iachrotia, que se reúne em São Bernardo do Campo e conta com, pelo menos, 350 pessoas.

As Zawias Shadilitas brasileiras têm algumas centenas de adeptos, que se reúnem regularmente para rezar e debater temas místicos, sob a direção de um muqadam (representante) do xeque da ordem, sediado na cidade do Cairo, Egito . As reuniões inchem a reza comunitária das preces canônicas e do wird (rosário muçulmano) concluído a cerimônia, é lido e meditado um texto espiritual do fundador, o xeque shadili. (sec., XIII). Os Shadilitas brasileiros praticam a dança em circulo acompanhada da invocação ritual do nome divino. As mulheres cumprem os mesmos rituais dos homens, mas ficam separadas deles, num balão situado acima da zawia. A maioria nas sessões de dhikr veste roupas ocidentais, mas há alguns que mantêm o costume tradicional e preferem os trajes orientais, considerados mais apropriados para a vida espiritual. Outra característica é a importância concedida à khalwa, o retiro espiritual. O padrão é isolar-se por algumas horas, meditando e praticando a invocação (dhikr).

Os discípulos do famoso xeque derqavi dão da mesma forma importância à harmonia e ao equilíbrio do ambiente no qual realizam seus ritos, de maneira que a zawia é um local propicio à contemplação – com seus belos tapetes orientais, suas lâmpadas de metal trabalhado, suras do corão em forma de retábulos e as inscrições do nome de Deus em telas de fundo dourado. Eles portam ainda em volta do pescoço grossos rosários de madeira, com noventa e nove contas, cada uma delas representando um dos nomes de Deus, segundo o sufismo.

Conclusão.
Sufismo: O sendeiro para a Presença Divina. O sufismo é conhecido como a Via do Coração; a Via do puro místico caminho do Islam. Seja qual for o nome com que o chamem, ele é o caminho que conduz à Presença Divina. Os sufis desejam uma plena conexão com Deus e, para isso, não acreditam no racional para explicar tudo. Ser sufi é acreditar não apenas no que se vê, mas buscar o contato com o transcendente e metafísico. E para atingi-lo, não é suficiente apenas ler os principais poetas sufis, como Rumi e Attar, donos de célebres obras como “Fihi ma fihi– O livro do interior” e “Linguagem dos Pássaros”, respectivamente, ou ainda de Omar Khayam, Sa’adi, ‘Attar e Hafiz. A prática é essencial. Sheikh Çimen sintetiza a partir de uma metáfora: “A água não tem um gosto que dê para explicar, o vento não tem cor. Não dá para explicar o amor. O sufismo não é um caminho de informação, mas de experiência”.

Bibliografia.
“A Century of Sophia Perennis in Brazil” in: Revista Sophia. Oakton, E.U.A, foundation for traditional studies, winter, 1998.
“O Outro Islã” in: caderno de sábado, jornal da tarde 15/09/1090.
Mateus soares de Azevedo. Mística Islâmica. Atualidade e Convergência com a Espiritualidade Crista. 2ª edição. Editora vozes. Petrópolis, 2001.
Religião – Islamismo na: Revista "MUNDO e MISSÃO" por Laila Ayou.
Soares de Azevedo. Iniciação ao Islã e Sufismo. Rio de janeiro. Editora Record, 1994.

*Editor.

Mudanças Climáticas e o papel do IPCC

“O Planeta nos dá sinais claros que já não suporta tanta pressão. Escolher a cooperação, em vez da bruta competição entre nações que marcou os séculos passados, pode ser a decisão mais inteligente para enfrentar os impactos das mudanças já em curso”, comenta Neuza Árbocz em artigo no sítio Envolverde, 06-09-2010. Eis o artigo.

08/09/2010

Catholic Continental News Agency for Africa

O Igreja Católica africana terá uma única, grande, agência de notícias para todo o continente. Isto é o que ficou decidido no encontro em Nairóbi, que teve início em 31 de agosto (ver Fides1/9/2010), organizado pelo Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM), em colaboração com o Conselho dos Meios de Comunicação Católicos (CAMECA). "Nós estabelecemos um ano de tempo para traçar o plano final para o lançamento da nova agência" – disse à Fides disse Benedict Assorow, Diretor das Comunicações do SECAM e membro do Central Working Group, responsável de projetar a nova agência. Os outros membros do Central Working Group são, Pe. Patrick Alumuku e André Quenum. Foi constituído uma comissão financeira e de colega de fundos presidido por Pe. Roger Tessier da Agência CISA de Nairóbi. "A reunião de Nairóbi é o ponto de chegada de um percurso iniciado há três anos, em 2007, quando começamos a discutir a criação de uma única agência de notícias católica em toda a África, com também a contribuição dada por jornalistas da UCAN, a agência católica asiática", lembra Assorow. 
Segundo um comunicado divulgado no final da reunião, a Catholic Continental News Agency for Africa foi criada para fazer ouvir “a voz autêntica da África", segundo a exortação do Papa Bento XVI para a II Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos realizada em Roma, em Outubro de 2009 e as Proposições Finais da Assembléia. Em particular, a proposição nº 56 exige: "uma maior presença da Igreja nos meios de comunicação; a rede de centros áudio-visual, casas publicitárias e centros midiáticos; a formação profissional e a formação ética dos jornalistas para promover uma cultura de diálogo que evite a divisão, o sensacionalismo, informações erradas e ofensiva banalização do sofrimento humano, comportamentos que possam prejudicar a harmonia e a paz da sociedade e das comunidades; o uso dos meios modernos para propagar o Evangelho e os frutos do Sínodo atual, para a educação dos povos africanos à verdade, reconciliação e promoção da justiça e da paz; desenvolvimento de redes de satélite, sob a coordenação do CEPACS (o órgão da mídia SECAM) para servir a Igreja-Família de Deus na África, e organização de comissões para a comunicação diocesana, nacional e regional, com pessoas competentes para ajudar a Igreja a exercer o seu ministério profético na sociedade". A nova agência será difundida gratuitamente em inglês, francês e português.
Links: Comunicado final o encontro de Nairóbi (em inglês)

07/09/2010

Grito dos Excluídos em são Paulo - Por Michael Mutinda e Jaime C. Patias

"A justiça começa em casa", afirmou o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, falando aos fiéis durante a missa de abertura das manifestações na capital paulista. "Devemos fazer aquilo que é bom para que tenhamos um povo fraterno, um povo pacífico, que realmente manifesta a alegria de viver. Não podemos nos esquecer de olhar e resolver, em diálogo, os gritos que clamam os céus, dos excluídos em nossas comunidades cristãs," exortou o cardeal de São Paulo ao pedir que cada um se esforce para fazer a sua parte. "Ninguém seja excluída da vida, nem pela fome ou pela falta de moradia, nem pela exclusão antes de nascer", destacou. O cardeal lembrou também que, em época de eleições é tempo de refletir sobre as propostas dos candidatos e fazer escolhas acertadas para o futuro político da nação...leia mais

Comentando sobre o evento, dona Carmem Aparecida da Silva, 50, atuante nas Comunidades Eclesial de Base - CEBs em são Paulo, disse que ninguém acredita mais nos gritos do povo brasileiro. Para ela, "o grito do Ipiranga ainda não se tornou o grito dos excluídos. Mas, com fé, esperamos ver uma pátria melhor", completou.

Para Plínio Rodrigues, 70, da Zona Leste de São Paulo e membro do Movimento dos Idosos da Casa Clara e do Conselho da Câmara dos Idosos, o Grito dos Excluídos é muito válido, "embora ainda não tenha atingido o grito dos idosos. Contudo, a gente não pode desanimar de lutar pelo direito de todos, por que a luta através da palavra, olhares e consciência leva à participação de todos", afirmou Plínio.

Fonte: Revista Missões

MOÇAMBIQUE - Maputo: situação calma, mas o protesto pode estourar novamente

"É uma situação que está evoluindo a cada dia e não é possível no momento efetuar uma avaliação" disse à Fides uma fonte da Igreja em Maputo, capital de Moçambique, onde nos últimos dias houve confrontos sérios entre a polícia e manifestantes que protestando contra o aumento acentuado dos preços (ver Fides 2 e 3/9/2010). De acordo com o último balanço oficial, a violência causou 10 mortes e 450 feridos. "No momento a situação está calma, mas foram anunciados hoje e amanhã para novos protestos", disse a fonte de Fides. No centro de Maputo a vida voltou ao normal, as lojas estão abertas, o trânsito foi retomado num ritmo quase normal. As forças de segurança pública estão fortemente mobilizadas nas áreas periféricas, mais pobres de Maputo, onde o protesto eclodiu.

A polícia prendeu pelo menos seis pessoas sob a acusação de ter enviado mensagens SMS para incitar protestos. "Parece realmente que há um grupo específico que organizou as manifestações, mas elas partiram de baixo, através de uma espécie de boca a boca transmitida através de mensagens enviadas a celulares", disse a fonte da Fides. "Nós não podemos descartar mais protestos porque as pessoas estão decepcionadas com a resposta do governo que declarou a intenção de não abaixar os preços do pão e da eletricidade, devido à situação econômica internacional, e convidou a população a trabalhar mais". "Houve motins em outras cidades de Moçambique (em Chimoio em particular), mas tratou-se de menor incidentes. Hoje, 7 de setembro, um feriado nacional em memória do Acordo de Lusaca, haverá uma cerimónia oficial na presença do Chefe de Estado. Há temores de manifestações e isso é esperado uma forte presença da polícia ", disse a fonte da Fides.

Hoje, 07 de setembro, festa nacional em memória dos Acordos de Lusaka, se realizará uma cerimônia oficial na presença do Chefe de Estado. "Teme-se manifestações e por isso se prevê uma forte presença das forças de segurança" – afirma a fonte de Fides. Em 7 de setembro de 1974 foram assinados em Lusaka (Zâmbia), os acordos que puseram fim à guerra de independência de Moçambique de Portugal e abriu o caminho para a independência nacional, proclamada em 25 de junho de 1975. Depois Moçambique afundou numa dramática guerra civil, que terminou em 1992. Desde então, o país fez um progresso econômico significativo, mas que ainda não são suficientes para fazer a maior parte da população sair da pobreza.

Fonte: Agência Fides  6/9/2010.

KENYA: Awareness against Human Trafficking raised

Stop Human Trafficking. We can all do something” this was the theme of the ever “Training of Trainers Programme” to create awareness to tackle Human Trafficking in Kenya, from 20th-22nd August 2010
The “Awareness against Human Trafficking” HAART Team initiated this process brought in participants from Nairobi, SOLWODI- “Solidarity with Women in Distress” Mombasa, Bungoma, Machakos and Eldoret. It brought together both Christians and non Christians who share a common concern at the increasing rate of human trafficking.

The programme was aimed at providing a background to Human Trafficking especially “What it is” and “What it is not”? Legislation in this area was integrated into the process. Human Trafficking was first seen in a global focus followed by variations found in Africa and what is actually happening in Kenya today.

In Kenya, the problem is focussed mainly on sexual exploitation, forced labour-young girls as house maids and boys as cattle herders - together with the sale of sexual organs for witchcraft.

The groups were offered facts and information in order to prepare awareness campaigns of their own. This included a CD of the all the printed matter used together with a DVD called “Wanjiku” which has been made locally and illustrates how human trafficking is happening especially to young women.

The participants were grouped according to areas; these would be their base teams whose progress will be monitored and support provided. “The Pastoral or Learning Circle” was used as tool for collecting information at all levels, listening, seeing, reflecting and evaluating on an actual problem. They were also given training in presentation for the Workshops together with how to gather information which is also necessary. Lack of information in this area is a challenge to its eradication. Networking is a vital issue throughout Kenya and beyond if change is to be effected in this area.

It challenges to all to remember “We are all made in God's image” and deserve to be respected and human rights have to be respected.

Fonte: CISA

06/09/2010

O menor homem do mundo

Colombiano é o menor homem do mundo :
Edward Nino Hernández, 24 anos, mede apenas 70 cm de altura.
Edward nasceu com apenas 1,5 kg Foto:Willian Fernandez Martinez, AP / clicRBS

Edward Nino Hernández, 24 anos, é um típico jovem colombiano. Adora dançar reggaeton, sonha em ter um carro - de preferência um Mercedes - e quer conhecer o mundo. Na lista de celebridades que deseja conhecer estão os atores Jackie Chan e Sylvester Stallone, assim como o ex-presidente do país, Alvaro Uribe. O que torna Edward diferente é o seu tamanho. Ele é um pouco maior que uma maleta e pesa apenas dez quilos. Com seus 70 cm de altura, o livro dos recordes acaba de certificá-lo como o menor homem do mundo.

— Ele parou de crescer aos dois anos, disse Noemí Hernández, mãe de Edward. O antigo dono do recorde era He Pingping, da China, que era apenas quatro centímetros maior que Edward. O chinês morreu no ano passado. Mas, o reinado de Edward pode ser curto. Um jovem do Nepal, Khagendra Thapa Magar, completa 18 anos em 14 de outubro. Ele tem 56 cm de altura e é reconhecido como o menor adolescente do mundo.

Os pais de Edward afirmam que os médicos nunca conseguiram explicar porque o filho deles é tão pequeno. Naomí Hernandez, 43 anos, fiz que Edward nasceu com apenas 1,5 kg. Médicos a Universidade Nacional da Colômbia estudaram o bebê até os três anos e depois perderam o interesse pelo caso, relata.

— Estou feliz porque sou único — disse Edward em uma entrevista.

Fonte: diario catarenense.

05/09/2010

Pátria e cidadania - Por Orani João Tempesta*

Estamos em plena “Semana da Pátria”. Iniciamos o mês da Bíblia com a reflexão sobre o lugar onde vivemos. O país faz parte de nossa própria tradição pessoal. O homem é obrigatoriamente ligado à terra, ao seu território. Mesmo agora, com toda globalização, experimentamos como a busca das raízes e das nacionalidades aumenta ainda mais.

A nação incorpora-se ao ser da dignidade da pessoa enquanto cidadão que é. A nação é o lugar privilegiado não só de suas características naturais como planícies, rios, montanhas e o solo, mas é, principalmente, onde nossos antepassados deixaram a sua marca, onde eles cresceram, onde eles construíram a sua história de vida, e que nós herdamos esses valores. Essa realidade nos impulsiona a amar a nossa pátria. Aqui também encontramos a preocupação com os migrantes e também o espírito cristão, que sabe que é sempre estrangeiro enquanto caminha para a pátria definitiva e, ao mesmo tempo, sabe que sente como sua pátria todos os lugares onde está. Porém, o amor às raízes e a nossa responsabilidade pelo bem comum, seja onde nascemos, seja onde fomos adotados, faz com que, mesmo não perdendo de vista a globalidade das preocupações humanas, tenhamos também o nosso trabalho na construção de um mundo mais justo e solidário.
Leia o artigo integra em: CBNN

*Orani João Tempesta é o arcebispo de rio de janeiro.

Mês da bíblia: converter-se para evangelizar

“Levanta-te e vai à grande cidade” (Jn, 1,2)

Setembro é o mês da Bíblia. Esta iniciativa surgiu há 39 anos na Arquidiocese de Belo Horizonte e, logo em seguida, foi lançada e aceita em toda a Igreja do Brasil. Começou-se, então, a dar maior atenção à Bíblia, com estudos, refle-xões e orações.

O Documento de Aparecida destaca esta prática no Caminho de Formação dos Discípulos Missionários. Bento XVI propõe: “Ao iniciar a nova etapa que a Igreja missionária da América Latina e do Caribe se dispõe a empreender, a partir desta V Conferência em Aparecida, é condição indispensável o conheci-mento profundo e vivencial da Palavra de Deus. Por isso, é necessário educar o povo na leitura e na meditação da Palavra: que ela se converta em seu ali-mento para que, por experiência própria, vejam que as palavras de Jesus são espírito e vida (cf. Jo 6,63 – Dap, 247).
(Continue Lendo...)

Padre Libânio fala sobre a teologia do discipulado e da missão no Congresso Vocacional

Teologia do discipulado e da missão. Este foi o tema da conferência de hoje, 5, no 3º Congresso Vocacional do Brasil, que acontece desde sexta-feira, 3, na Casa de Retiro Vila Kostka, em Itaci, município de Idaiatuba (SP). Muito aplaudido, o conferencista, padre João Batista Libânio, falou do seguimento de Jesus ao Pai e apontou a linguagem como grande desafio à evangelização.

“Seguimos Jesus que segue o Pai”, disse o teólogo. Segundo Libânio, Deus vai se revelando na realidade e Jesus faz esta experiência ao longo de sua vida pública. “O real é o grande lugar de Deus falar”, explicou. “Trata-se de encontrar Deus em todas as realidades. Não mais ‘amar a Deus sobre todas as coisas’, mas ‘em todas as coisas’”, acrescentou.

Para Libânio a teologia da missão passou, pelo menos, por três momentos. O primeiro teve como base a afirmação de que “fora da Igreja não há salvação”. (Leia mais...)

Grito dos Excluídos e Plebiscito Popular marcam Semana da Pátria


"Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular". É com esse lema - acompanhado do mote permanente "Vida em primeiro lugar" - que o Grito dos Excluídos chega, neste ano, a sua 16ª edição. Realizada durante o período da Semana da Pátria desde 1995, a manifestação popular tem o objetivo de promover a reflexão sobre a exclusão social no país. Neste ano, o Grito dos Excluídos acontece junto com o Plebiscito Popular Pelo Limite da Propriedade de Terra. (Contineu lendo...)
Plebiscito

Outra contribuição dada pelo Grito dos Excluídos é a realização em conjunto com Plebiscitos Populares. Neste ano, acontece o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra. A consulta ocorre até a próxima terça-feira (7) em todos os estados do país. Antes desse, foram realizados - também durante a Semana da Pátria - plebiscitos populares: sobre Dívida Externa (em 2000); a respeito da Área de Livre Comércio das Américas - Alca (2002); e pela anulação do leilão de privatização da Vale (2007).

"A sociedade não se sente mais representada nessa democracia. Ela deve ser participativa e direta", destaca Alberti, quem acredita que a população deveria ser consultada em diversos projetos, como no da Transposição do Rio São Francisco e no da construção da Usina de Belo Monte. "Os movimentos dizem às autoridades que a gente quer participar disso", afirma.

Fonte: Adital

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...