03/01/2012

Na Bahia o ano começa com festa dos navegantes - Michael Mutinda, Imc.

“... a festa haverá e o povo a cantar aleluia; terminou uma, começa outra.
Está chegando ai mais uma maior ainda – a lavagem do bom fim!”,
Geisa Maria, devota a Senhor do Bomfim.

A imagem do Senhor Bom Jesus dos navegantes foi recebida com festa neste domingo do ano novo de 2012, na praia da boa viagem. À tarde, a Galeota Gratidão do povo foi saudada por trezenas de fieis. A multidão que esperava a procissão marítima desde as primeiras horas da manhã do ano novo, cantava jubilosos hinos religiosos e populares, batia palmas e gritava gloria. O celebre encontro das imagens do Senhor Bom Jesus dos navegantes e de Nossa Senhora da Boa viagem aconteceu por volta das 13horas.

A tradição e ritual.
A Galeota Gratidão do Povo desceu ao mar a manhã de sábado (31), último dia do ano, em um ritual de muita fé por parte dos devotos de Bom Jesus dos Navegantes. Bom numero de homens ajudou a colocar a embarcação nas águas da Baía de Todos os Santos, na praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa, em Salvador. Às 16h do sábado, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu a missa na Igreja da Boa Viagem e às 17h30 a imagem de Bom Jesus seguiu de lá para o porto de Salvador. Depois, uma procissão terrestre levou a imagem até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Tirar a galeota Gratidão do Povo do galpão onde esteve guardada durante todo o ano, na Igreja da Boa Viagem, é o primeiro passo para a tradicional festa realizada no primeiro dia do ano. A imagem de Bom Jesus dos Navegantes, o grande homenageado, é levada na embarcação até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio. No domingo, a imagem retorna à Boa Viagem em uma procissão marítima que atrai milhares de baianos fiéis e turistas que se encantam com a devoção a Bom Jesus dos Navegantes.

As memórias...
Falando com a dona Geisa Maria, devota a Senhor do Bomfim, nos disse que a origem da procissão marítima do Bom Jesus dos Navegantes, como a de outras festas populares, é imprecisa. Acredita-se que remonta ao século XVIII, época em que o tráfico de escravos negros vindos da África e o comércio marítimo com o oriente eram intensos. Os infortúnios das longas viagens, como as doenças e os ataques dos navios piratas, levaram os marinheiros a buscar a proteção divina do Bom Jesus dos Navegantes, dando início a uma das mais tradicionais festas religiosas da Bahia.

A celebração, explicou ela, cujos preparativos têm início no dia 27 de dezembro, finalizando no primeiro domingo após o dia primeiro de janeiro com uma missa e procissão terrestre, tem seu ápice no primeiro dia do ano novo, quando ocorre a procissão marítima com procissão marítima e entrega de presentes pelos pescadores na Galeota do Senhor dos Navegantes. Toda a encenação, envolvendo personagens e locais sagrados relembram os dramas litúrgicos, iniciados na idade média. Particularmente na Festa do Bom Jesus dos Navegantes identificamos duas personagens – Jesus e Maria – representadas por três imagens distintas: O Bom Jesus dos Navegantes, Nossa Senhora da Boa Viagem e Nossa Senhora da Conceição da Praia. O culto envolve ainda duas importantes igrejas, a Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e a Igreja da Boa Viagem, além da Galeota Gratidão do Povo que faz o percurso marítimo transportando a imagem do Bom Jesus.

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...