20/08/2010

CONGO RD - “Não às divisões, sim à unidade no respeito da riqueza da diversidade”

"Não à divisão e às violências, sim à unidade na diversidade". É este o significado da mensagem que o clero da diocese de Tshumbe, na província do Kasai oriental (desde 2005 província Sankuru) na República Democrática do Congo, dirigiu à população na iminência das comemorações do centenário de evangelização do lugar.


Segundo a agência da DIA, o clero de Tshumbe, juntamente com o bispo local, Dom Nicolas Djomo (que também é presidente da Conferência Episcopal do Congo) decidiu aplicar à população depois de terem "tomado consciência da necessidade de tomar uma posição clara frente à situação que se criou em nossa região, ou as tensões sociais com base na falsa divisão Ekonda (floresta) - Eswe (savana), originado em 1963, e novamente o requerente, cujas últimas tristes manifestações que remontam a março e abril de 2010 em Lodja e Tshumbe.

Em 1963, instigado pelas manobras de políticos sem escrúpulos, a comunidade Tetela foi dividida entre Ekonda os Eswe, dependendo se a pessoa mora na área de floresta ou da savana. As tensões levaram a violentos confrontos que causaram milhares de mortes e o êxodo em massa da população. Essas tensões permaneceram latentes nas décadas seguintes.

Em Março e Abril de 2010 houve uma série de acidentes (algumas pessoas foram espancadas e muitas casas foram incendiadas) em Lodja e Tshumbe.

"Diante das vítimas dos eventos dolorosos, em 1963, que resultou na perda de muitas vidas e a destruição de propriedades, com a deslocação maciça de populações inteiras, primeiramente nós expressamos os nossos mais profundos sentimentos e por outro o nosso repúdio contra os instigadores destes atos malvados", afirma a mensagem.

Referindo-se aos recentes acontecimentos, o documento continua: "na frente de inúmeras tentativas de dividir e enfraquecer a unidade do Sankuru e do povo Tetela-Kusu em seu todo, nós convidamos a família de Deus a permanecer unida e firme solidariedade". "No que diz respeito à diversidade que caracteriza o nosso povo, nós não aceitamos que esta, ao invés de ser um enriquecimento, torne-se uma fonte constante de ansiedade, medo e divisão".

O clero de Tshumbe denuncia e “rejeita com força as repetidas tentativas de manipulação da Igreja e seus agentes”.O documento convida, no encerramento do Centenário, as paróquias, Comunidades eclesiais de base, as famílias a organizarem os rituais de perdão e reconciliação. "Nós estendemos a nossa fervorosa oração a Cristo, Salvador do mundo, por intercessão da Virgem Maria, Mãe do Redentor e Padroeira da nossa Diocese, que nos mantenha unidos na fraternidade universal dos filhos de Deus" - conclui a mensagem. (L.M.)

Fonte: Fides.

No comments:

Post a Comment

Comentário (Comment)!

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...