26/08/2010

Inculturação, percurso já concluído? - Por Carmelo Dotolo

Falar da relação entre cultura e evangelização, significa percorrer a complexa dinâmica do encontro-choque entre Evangelho e cultura, revelação e história, cristianismo e outras religiões, qual horizonte para uma adequada chegada ao tema missão e culturas. È impensável, de fato, um cristianismo fora do contexto cultural, porque isto levaria a um empobrecimento das culturas, mas também a um extravio da própria missão da comunidade eclesial.

É a mesma dinâmica intercultural, embora delicada e frágil, que exige da evangelização o fazer-se diálogo, companhia dos homens, como expressão que define o caminho da missão.

Antes, se poderia dizer que a vocação particular da evangelização esteja mesmo na iniciação à existência do outro, numa capacidade de entrar na vida das culturas, a fim de encaminhar o homem para além das próprias categorias esperienciais e sintonizá-lo com o novo e o esperado (continue lendo)

No comments:

Post a Comment

Comentário (Comment)!

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...