20/08/2010

Israel aceita convite dos EUA para diálogo direto com palestinos

Israel aceitou imediatamente o convite dos Estados Unidos para iniciar um processo de negociações de paz diretas com os palestinos, no próximo dia 2 de setembro em Washington.


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se mostrou satisfeito com a proposta da Casa Branca e afirmou que "conseguir um acordo de paz é difícil, mas possível".

O chefe do Governo israelense disse que chegará à mesa de negociação "com o desejo genuíno de conseguir a paz entre os dois povos e preservar os interesses nacionais de Israel, o principal deles sua segurança", informou a edição digital do diário "Yedioth Ahronoth".

Por sua vez, os palestinos convocaram para esta noite uma reunião de urgência do Comitê Executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), que se ocupa das negociações de paz.

No encontro, será decidida a resposta a ser dada à proposta americana.

O chefe negociador palestino, Saeb Erekat, ressaltou que a declaração do Quarteto para o Oriente Médio (EUA, ONU, União Europeia e Rússia) "contém os ingredientes necessários" para que haja negociações, informou à Agência Efe um porta-voz da equipe de negociações.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, convidou hoje Netanyahu e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, para uma viagem a Washington no início de setembro para retomar o processo direto de paz, que permanece estagnado desde dezembro de 2008.

Pouco mais tarde, o Quarteto expressou apoio à proposta americana e "determinação para respaldar as partes ao longo da negociação, que pode concluir em um ano" com um possível acordo.

Além disso, reafirmou o compromisso manifestado anteriormente que a meta das negociações deve ser um compromisso "que ponha fim à ocupação que começou em 1967 e resulte na proclamação de um Estado palestino independente, democrático e viável, que conviva em paz com Israel e seus outros vizinhos".

Fonte: EFE

No comments:

Post a Comment

Comentário (Comment)!

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...