19/08/2010

QUÊNIA - A Igreja recorda Pe. Kaiser

A Igreja Católica recorda o 10 º aniversário da morte do Padre John Anthony Kaiser, Missionário Mill Hill assassinado no Quênia, porque defendia os direitos dos pobres. Uma missa de sufrágio será celebrada em 19 de agosto de 2010 na Basílica Menor da Sagrada Família, em Nairóbi. A missa será precedida por uma procissão guiada por Sua Eminência, Cardeal John Njue, Arcebispo de Nairóbi, da qual participarão numerosos bispos, além dos sobrinhos de Pe. Kaiser.


Em 22 de agosto outra missa em memória do missionário assassinado será celebrada na Igreja de São Francisco Xavier, em Naivasha, e outra missa será celebrada na Paróquia Lolgorian, na diocese de Ngong, onde Pe. Kaiser prestou serviço. Em 2 de setembro se realizará um convenho sobre a pessoa do missionário assassinato no Kenyatta, International Conference Center (KICC), em Nairóbi.

Segundo a irmã Nuala Brangane, Coordenadora da Comissão “Justiça e Paz” da Associação das Religiosas do Quênia (AOSK-CPM), a cerimônia de comemoração irá destacar as condições dos deslocados internos. "Esperamos, também, enfrentar o problema da impunidade, porque há ainda muitos casos de homicídios não resolvidos e de tortura impunidos e aproveitar esta oportunidade para destacar as problemáticas que podem levar a um país democrático e pacífico", disse a religiosa à Agência CISA.

Pe. Kaiser se opunha à limpeza étnica no Rift Valley e era um crítico do regime do ex-presidente Daniel Moi. Ficou conhecido no âmbito nacional nos anos 90, quando fez uma forte resistência à expulsão do deslocados internos acampados em Maela no Narok, que anteriormente tinham sido expulsos de Enoosupukia.

Segundo Pe. Kaiser, os deslocadas de Rift Valley entre 1986 e 1995 foram um milhão. Os bispos do Quênia denunciaram várias vezes o uso instrumental por parte dos políticos do tribalismo, que provocaram confrontos e a fuga de milhões de pessoas das áreas mais férteis do país (ver Fides 16/1/2008).

Em 24 de agosto do ano 2000, Pe. Kaiser que trabalhava no Quênia há 36 anos foi encontrado na beira da estrada em Naivasha, a cerca de 90 km ao noroeste de Nairóbi, com uma bala na cabeça.

A Igreja queniana rejeitou as conclusões das investigações do Federal Bureau of Investigations (FBI) - Departamento Federal de Investigações – segundo as quais o missionário teria cometido suicídio. A Igreja Católica no Quênia ainda espera que a verdade sobre quem matou o missionário seja um dia revelada. (L.M.)

Fonte: Agência Fides 18/8/2010

No comments:

Post a Comment

Comentário (Comment)!

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...