31/10/2010

Alguns dos mais cultuados santos católicos no Brasil

Eles se entregaram de corpo e alma à fé cristã. Abdicaram de conforto e bens materiais e dedicaram suas vidas a ajudar pobres, doentes e injustiçados.

Esses homens e mulheres considerados santos pela Igreja Católica atraem a devoção dos 118 milhões de brasileiros católicos, ou 61% de uma população de 194 milhões com suas histórias de sacrifício.
A mais cultuada é, se dúvida, Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, um dos nomes dados a Maria, a mãe de Jesus, e a padroeira dos católicos no Brasil. Sua festa é comemorada todo dia 12 de outubro, que cai na próxima terça-feira.

Conheça a biografia dela e de alguns dos mais cultuados santos católicos no Brasil.

Nossa Senhora AparecidaNascimento: Jerusalém, Israel, 15 a.C
Morte: Não há registros históricos; a tradição cristã diz que ela teria morrido no ano 42 d.C.
Santuário: Aparecida do Norte, São Paulo, Brasil
História: Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida é o título católico no Brasil dedicado a Maria, mãe de Jesus Nazaré, e é a padroeira dos católicos brasileiros. É a santa com a maior quantidade de diferentes nomes na Igreja Católica. São conhecidos mais de mil. A devoção e o culto à Virgem Maria estão exuberantemente representados nas artes, como na escultura "Pietá", de Michelangelo e a composição musical "Ave Maria" de Franz Schubert. No Brasil, as obras de Aleijadinho são notáveis representações da Virgem Maria. Mas a famosa imagem de Nossa Senhora que deu origem a seu santuário foi uma estátua de autor desconhecido, feita de terracota e com 40 centímetros de altura, resgatada por três pescadores no rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá (SP), em 1717. Sua basílica em Aparecida (SP) foi consagrada pelo papa João Paulo 2º em 4 de julho de 1980 como o maior santuário mariano do mundo. Uma festa em sua homenagem é comemorada anualmente no dia 12 de outubro, feriado nacional. O maior movimento já visto nesse feriado foi em 1996, com 215 mil romeiros. Mas o recorde anual foi registrado em 2009, quando o santuário recebeu 9.554.485 visitantes. Outra festa importante é a que homenageia um outro "nome" da santa: Nossa Senhora de Nazaré. A procissão Círio de Nazaré é celebrada todo segundo domingo de outubro, em Belém do Pará, desde 1793, e é considerada a maior manifestação católica do mundo. No ano passado, o evento atraiu 2 milhões e 200 mil pessoas.

São Francisco de AssisNascimento: Assis, Itália, em 1182
Morte: Assis, em 3 de outubro de 1226
Santuário: Basílica de São Francisco, inaugurada em 1230 em Assis, que guarda as suas relíquias e abriga o seu túmulo
História: Depois de uma juventude inquieta e mundana, Giovanni di Pietro di Bernardone, a quem Dante Alighieri descreveu como "uma luz que brilhou sobre o mundo", voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza. Fundou a ordem mendicante Frades Menores, mais conhecida como franciscanos, que renovaram o catolicismo do seu tempo. Para muitos foi a maior figura do cristianismo desde Jesus. Alguns estudiosos afirmam que a visão positiva que tinha da natureza e do homem foi uma das forças que levaram à formação da filosofia da Renascença. Foi canonizado pelo papa Gregorio 9 em 6 de julho de 1228. A cidade de Canindé, a 126 quilômetros de Fortaleza (CE), realiza a maior romaria franciscana no Brasil, atraindo dois milhões de romeiros todos os anos. A cidade possui a maior estátua de São Francisco no mundo, com 30,25 metros. Francisco também se tornou nome de cidades, como San Francisco, nos EUA, e de rios, como o Rio São Francisco, no Brasil. Por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como santo patrono dos animais e do meio ambiente.

Santo Antonio de PáduaNascimento: Lisboa, em 15 de agosto de 1195
Morte: A caminho de Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231
Santuário: Basílica de Pádua, Itália, onde repousam seus restos mortais
História: Fernando de Bulhões foi canonizado em 13 de maio de 1232 pelo papa Gregório 9, no processo de canonização mais rápido de toda a história da Igreja Católica. Trocou o nome para Antonio em 1220, quando ingressou na ordem Franciscana. Sua veneração é muito difundida nos países latinos, principalmente Portugal e Brasil. Padroeiro dos pobres e casamenteiros, pois segundo a lenda era um excelente conciliador de casais, é também invocado para encontro de objetos perdidos. Em várias cidades portuguesas e brasileiras o dia 13 de junho, data de sua morte, é feriado municipal. As famosas festas juninas do Brasil tiveram origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo Antonio, São João e São Pedro. O município de Borba (AM), distante 155 quilômetros de Manaus, possui a Basílica de Santo Antônio de Borba - a primeira da América Latina e a quinta do mundo a possuir alguns dos restos mortais de Santo Antonio. A festa do santo nessa cidade é considerada a maior do Estado do Amazonas.

Santo ExpeditoNascimento: Armênia, fim do século 3
Morte: 19 de abril de 303 d.C., em Metilene, na atual Armênia
História: Antes de se converter ao cristianismo, Expeditus foi o comandante da 12ª Legião Romana, que tinha como função primordial defender as fronteiras orientais do Império Romano dos ataques dos bárbaros asiáticos. A sua conversão despertou a ira do imperador Diocleciano. Foi flagelado até sangrar e depois decapitado. O culto ao santo chegou ao auge no século 18 na Europa. No Brasil, o legionário romano ganhou sua primeira igreja em 1942, em São Paulo, e passou a ser popular a partir de 1983 quando o radialista Eli Correa, na rádio América, passou a divulgar as graças alcançadas pelos ouvintes. Na capela de Jaçanã (SP) passam mais de 300 mil pessoas na data festiva do santo, dia 19 de abril. Crê-se que Santo Expedito ajuda pessoas com problemas urgentes e de dificil solução. Também é protetor dos militares, estudantes, jovens e viajantes. No Brasil, o pagamento de promessas ao santo está associada a impressão e distribuição de milheiros de santinhos.

São Judas TadeuNascimento: Galiléia, atual Israel, no século 1 (data provável)
Morte: Suemir, atual Iraque, 28 de outubro d.C.
História: É um dos 12 apóstolos de Jesus. Também conhecido como Judas Lebeus. Irmão de Tiago e, segundo algumas crenças, primo de Jesus. Não deve ser confundido com Judas Iscariotes. Teria sido decapitado quando pregava no Iraque. Suas relíquias supostamente se encontram em Roma, e são veneradas até hoje. É o patrono das causas desesperadas e das causas perdidas, e também do time de futebol Flamengo. Em 25 de janeiro de 1940 foi criada a Paróquia São Judas Tadeu em São Paulo.

São JorgeNascimento: Capadócia, Turquia, em 275
Morte: Nicomédia, atual Izmit, Turquia, em 23 de abril de 303
Santuário: Igreja de São Jorge, Lida, Israel
História: De acordo com a tradição, São Jorge foi um soldado romano durante o império de Diocleciano. Sua memória é celebrada na data de sua morte. São Jorge caiu em desgraça quando questionou uma decisão de Diocleciano para que fossem mortos todos os cristãos. Por ordem do imperador, ele foi torturado das mais terríveis formas. Sua resistência ia convertendo cada vez mais soldados e até a própria esposa de Diocleciano ao cristianismo. Foi o que bastou para o imperador determinar a sua degola. A tradição diz que ele teria matado um dragão para salvar a filha do rei de Selena, na Líbia, e todos os habitantes desta cidade. O rei inglês Ricardo 1º, comandante de uma das primeiras Cruzadas, constituiu São Jorge como padroeiro daquelas expedições que tentavam conquistar a Terra Santa. Os ingleses acabaram adotando o santo como padroeiro do país, imitando os gregos, que trazem em sua bandeira a cruz de São Jorge. Durante a Segunda Guerra Mundial foi comum a distribuição de melhalhas com a imagem de São Jorge aos enfermeiros militares e às irmãs de caridade, que se sacrificaram ao tomar conta dos feridos de guerra. E, apesar de sua história se basear em documentos lendários e apócrifos, a devoção a São Jorge se firmou pelo mundo.

Santa EdwigesNascimento: Baviera, Alemanha, em 1174
Morte: Trzebnica, Polônia, 14 de outubro de 1243
História: Nascida Edwiges de Andechs, foi criada em ambiente de luxo e riqueza, o que não a impediu de ser simples e viver com humildade. Depois da morte do marido, o duque alemão Henrique da Silésia, entrou para um mosteiro e dedicou-se a ajudar os carentes e presidiários. Com seu próprio dinheiro construiu hospitais, escolas, conventos e igrejas. Ganhou a fama de protetora dos pobres e endividados. Foi proclamada santa pelo papa Clemente 4º em 26 de março de 1267. O dia 16 de outubro é dedicado a ela, quando o santuário de Santa Edwiges, no bairro do Sacomã, em São Paulo, recebe cerca de 40 mil fiéis.

São JoséNascimento: Belém, atual Cisjordânia, século 1 a.C., segundo a tradição cristã
Morte: Data desconhecida
História: Segundo a tradição, José foi designado por Deus para se casar com Maria, mãe de Jesus, e passou a morar com ela e sua família em Nazaré, uma localidade da Galiléia, Israel. Segundo a Bíblia, era carpinteiro de profissão, ofício que teria ensinado ao filho. Não se sabe a data de sua morte, mas ela é presumida como anterior ao início da vida pública de Jesus. Ele nunca chegou a ser canonizado, porém sua santidade foi endossada pela tradição e foi proclamado como "protetor da Igreja Católica Romana". Por seu ofício, é considerado um dos padroeiros dos trabalhadores, e pela fidelidade à sua esposa é conhecido também como "padroeiro das famílias". No Brasil comemora-se 19 de março como dia do santo. Em São José do Ribamar, no Maranhão, há uma estátua de 17,5 metros erguida para o protetor. A cidade recebeu este ano 250 mil romeiros. São José é a quem o povo nordestino recorre para pedir chuva. Se a água cai no dia 19 de março, isso é visto como sinal de fartura.

Santa Rita de CássiaNascimento: Úmbria, Itália, 22 de maio de 1381
Morte: Cássia, Itália, 1459
História: A mãe de Santa Rita de Cássia, Amata Serri, tinha 62 anos quando deu à luz. É uma das poucas santas que foi casada. Casou-se provavelmente aos 18 anos e teve os gêmeos João Tiago e Paulo Maria antes de entrar para o convento. O marido, Paulo Ferdinando, que era alcoólatra e a espancava, foi assassinado por inimigos. Os filhos morreram cerca de um ano após a morte do pai. Aos 38 anos Santa Rita iniciou a sua vida religiosa no Convento das Agostinianas, em Cássia, na Itália. Durante os últimos 15 anos de vida conviveu com uma grave ferida na testa. Morreu aos 78 anos. A santa das causas impossíveis foi canonizada no dia 24 de maio de 1900, embora em 1577 já se erguia uma igreja à santa em Cássia. No Brasil, a atual matriz de Santa Rita da Arquidiocese do Rio de Janeiro data de 1724.

Santa Terezinha do Menino JesusNascimento: Alençon, França, em 2 de janeiro de 1873
Morte: Lisieux, França, em 1897
Santuário: Basílica de Lisieux, França
História: Marie Françoise Théresé ingressou na ordem carmelita aos 15 anos, após obter autorização do Papa Leão 13. Em 1895 começou a escrever as suas memórias, que foram publicadas após a sua morte com o título de "História de uma Alma". O livro foi o responsável pela divulgação da vida e espiritualidade de Santa Terezinha no mundo inteiro, sendo traduzido em 58 línguas. Acometida de tuberculose, morreu obscura e anônima. Foi canonizada pelo papa Pio 11 em 1925. É considerada a maior santa dos tempos modernos, a quem coube mostrar o valor das pequenas coisas.

Fonte: D. Viotto.

No comments:

Post a Comment

Comentário (Comment)!

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...