17/10/2010

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Hoje, 17 de Outubro, é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), através de uma resolução,  de Dezembro de 1992.
A efeméride tem com objectivo de consciencializar a comunidade internacional a conjugar esforços para a busca de soluções, que façam frente à pobreza e ao subdesenvolvimento.

Numa mensagem, por ocasião da data, o Secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, considera que a comemoração do dia, este ano, se concentra no trabalho decente, em empregos dignos e nos meios de vida  que geram rendimento. Em uma só palavra: emprego.

Disse que o trabalho digno e produtivo é um dos meios mais eficazes para lutar contra a pobreza e promover a auto-suficiência.

No entanto, “hoje, mais de metade da população economicamente activa mundial tem empregos precários. Carecem de contratos de trabalho formais e de segurança social e, muitas vezes, não ganham o suficiente para sustentar a família e menos ainda para melhorar sua situação económica”.

Segundo as estimativas, a crise económica internacional lançou na pobreza mais cerca de 64 milhões de pessoas e o número de desempregados aumentou em mais de 30 milhões desde 2007.

“Como poderemos diminuir o fosso que separa a pobreza do trabalho digno?”, interroga-se Ban Ki-Moon, e responde “investindo em políticas económicas e sociais que fomentem a criação de emprego, promovendo condições de trabalho dignas e melhorando os sistemas de protecção social”.

Também é essencial garantir o acesso à educação, à saúde pública e à formação profissional.

Para o Secretário-geral da ONU, devemos nos focar em garantir emprego aos jovens. Os jovens têm três vezes mais probabilidade de estar desempregados do que os adultos.

No ano passado, o número de jovens desempregados atingiu o número recorde de 81 milhões. Uma das melhores maneiras de conseguir que os jovens olhem para o futuro com esperança é proporcionar-lhes um trabalho digno.

Apesar dos avanços animadores em muitas partes do mundo, centenas de milhões de pessoas vivem ainda em condições desumanas, privadas dos serviços mais elementares.

“É fundamental mudar este panorama: para erradicar a pobreza, reforçar as economias e construir sociedades pacíficas e estáveis, é essencial enfrentar a crise mundial do emprego”, disse.

A incerteza económica e a austeridade orçamental generalizadas não deverão ser um pretexto para fazer menos. São, pelo contrário, razões para fazer mais.

Estimativas do Banco Mundial indicam que 2,6 bilioes de pessoas vivem com menos de 2 dólares por dia. Mais de metade (1,4 bilião) tem emprego e, portanto, não recebe renda suficiente para ficar acima da linha da pobreza.

Neste Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, vamos ouvir as vozes dos pobres e tentemos aumentar as oportunidades de emprego e as condições de trabalho seguras em toda a parte.

Trabalhemos por um mundo em que haja trabalho digno para todos.

No comments:

Post a Comment

Comentário (Comment)!

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...