12/10/2010

Vocação: dom de Deus a serviço do próximo - Robério Crisóstomo da Silva *

          O mês de agosto no Brasil é um tempo em que cada cristão é convidado a refletir e rezar pelas vocações, em seus diferentes estados de vida. Isso nos faz compreender o grande e fiel amor de Deus para com cada um de nós, pois o primeiro sinal de sua inclinação por nós foi proporcionar a alegria de sentirmo-nos sujeitos protagonistas da sua missão, preenchendo-nos no dia do nosso batismo com os dons do Espírito Santo, o qual nos anima para na liberdade darmos uma resposta a seu projeto, que visa à defesa da vida humana e o anúncio do seu Reino a todos os povos.
        Constatamos em Mc 6, 6-13 o chamado de Jesus a alguns homens, onde cada um em sua liberdade e responsabilidade assume o seu ministério de apóstolo. Percebemos também que o chamado de Jesus é uma convocação que leva a uma radical entrega, pois mesmo conhecendo as limitações humanas, Jesus não chama os capacitados, mas capacita os que são chamados. Trata-se de um Deus misericordioso, que consagra na sua intimidade a pessoa humana em toda a sua totalidade. É o próprio Deus quem capacita e fortalece o indivíduo abrindo novos horizontes, chamando sobretudo a ir mais além de suas realidades e viver um estilo de vida na entrega total ao anúncio do Evangelho e na construção de uma vivência mais fraterna e humana entre todos os homens mulheres, sobretudo os mais excluídos.(continue lendo...)
Leia também:É possível conhecer outras pessoas? : Por Michael Mutinda*Jovens missionários realizam Missão na periferia: Por Dido Kabaka*

* Robério Crisóstomo da Silva, imc, é seminarista, estudante de teologia na Escola Dominicana de Teologia - EDT, em São Paulo.

No comments:

Post a Comment

Comentário (Comment)!

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...