01/12/2010

A PAZ QUE O NATAL NOS TRAZ - Padre Valeriano Paitoni*

Alegrai-vos porque Deus, o Emmanuel (Deus conosco), saiu do armário e nos garante mais uma vez que se fez carne da nossa carne; seja ela amarela, preta, branca, vermelha, pobre, rica, com saúde, doente, soropositiva, soronegativa, é um de nós, é cada um de nós! Toda vez que celebro o Natal me pergunto: por que não conseguimos ainda assimilar essa verdade do nosso ser?

Como será diferente quando conseguiremos nos aproximar de alguém e aceitá-lo assim como Deus nele quis se manifestar para acreditarmos que Deus é essencialmente "AMOR PURO", não porque ELE é heterossexual ou homossexual, mulher ou homem, mas porque é PERDÃO, MISERICÓRDIA, JUSTIÇA, SOLIDARIEDADE, IGUALDADE. Esses são os 'caminhos do Senhor' que João Batista nos convida a preparar na sua pregação profética.

Sendo Deus fonte do universo, Nele tudo e todos cabemos e, salvos, a Ele voltaremos. A Paz que o natal nos traz não consiste na falta de guerras ou num mundo sem armas, mas no ÁGAPE fraterno que consiste no estar juntos à mesma mesa sem fronteiras nem muros, sem preconceitos nem falsos moralismos que alimentam a cultura da morte e constroem as classes dos bons e dos maus, dos santos e pecadores, dos soropositivos e dos soronegativos...

Na longa caminhada que fizemos no campo da AIDS, vimos muito sofrimento, não causado pela doença em si, mas pelos preconceitos promovidos por consciências que de cristão somente tem o nome e que usam a doutrina cristã para destruir e não para construir. São verdadeiros "homens bomba" com o mortífero rótulo cristão!

Vimos também muitos ativistas desanimarem e abandonarem a luta! Que dizer daqueles que se venderam ao poder? Vimos também os que usaram a doença para se enriquecer! Mas apesar de tudo isto o EMMANUEL continua conosco! Que também este Natal seja para todos nós, ativistas ou não, um momento para retomar o caminho da luta pelos direitos humanos que constituem a natureza de Deus, com aquela clareza e vigor dos primeiros anos da luta, quando éramos perseguidos abertamente por alguns religiosos, por políticos inescrupulosos, gente oportunista, sem escrúpulos e aproveitadores, quando éramos expulsos de casas, igrejas, trabalho, lazer...

Não será político nenhum ou religião nenhuma que poderá alimentar o nosso vigor de luta mas somente AQUELE EMMANUEL que um dia disse: "EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E A TENHAM EM PLENITUDE". E aquelas pedras destinadas a apedrejar a prostituta nas nossas mãos, mudem de rumo para eliminarmos em nossos corações todas as injustiças institucionalizadas, para poder vibrar sempre de puro amor. Um Santo Natal e forte abraço naquele Cristo que SEMPRE ESTA CONOSCO.
*Padre Valeriano Paitoni, missionário da Consolata, é membro da paróquia Nossa Senhora de Fátima, Imirim; membro fundador da Comissão Nacional de DST/AIDS da Pastoral da Saúde da CNBB e presidente da Sociedade Padre Constanzo Dalbézio, mantenedora das Casas de Apoio Siloé e Lar Suzanne, que cuidam de crianças portadoras do HIV/AIDS.

Fonte: Agência de notícias

No comments:

Post a Comment

Comentário (Comment)!

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...