12/10/2011

Dom Gilson Andrade toma posse em Salvador -Por Michael Mutinda

"In Verbo Tuo - Por causa da tua Palavra" (Lc. 5,5)

Numa celebração que reuniu milhares de fiéis, padres, religiosos e religiosas, autoridades políticas e eclesiásticas, familiares, amigos e amigas, a igreja primaz do Brasil, em Salvador, BA, viu na noite desta segunda-feira, 10 de outubro, a tomada de posse de mais um pastor para o povo de Deus. Trata-se de dom Gilson Andrade da Silva, bispo auxiliar da arquidiocese de São Salvador da Bahia.

William Farias Dom Gilson Andrade durante a posse em Salvador, BA. A celebração eucarística, presidida por dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, e concelebrada pelos bispos dom Filippo Santoro, de Petrópolis, dom João Carlos Petrini, de Camaçari e dom Gregório Paixão, bispo auxiliar de Salvador, entre outros, aconteceu na Catedral Basílica. A missa seguiu o rito tradicional romano com apenas duas inclusões. Logo no início da missa o padre Jair Arlêgo em nome de todo o clero deu as boas-vindas ao novo bispo. E no final da cerimônia, dom Gilson falou para os fiéis, religiosos e o clero da Arquidiocese.

Na sua homilia, dom Murilo iluminado pelos Evangelho segundo São João, dirigiu algumas palavras de ânimo ao novo bispo. Para ele, a pergunta de Jesus a Pedro está no grau superlativo: "Pedro, tu me amas mais que estes? E a mesma pergunta com o mesmo grau é dirigida a dom Gilson e a todos nós presente aqui. Lembramos que", disse ele, "o bom pastor deve ter, antes de técnica, o amor. O amor inspira o serviço, e a técnica mostra a maneira de fazê-lo", destacou o arcebispo. "A necessidade do rebanho não é tanto de grandes intelectos, mas de grandes corações. Corações cheios de amor, sinceridade e santidade", continuou dom Murilo. "O texto de João 21, 15 - 17, não apresenta apenas a qualificação mais importante do pastor, como também sugere qual a sua função mais importante que é apascentar o rebanho. O pastor deve apresentar a variedade de funções: evangelizar, ensinar, administrar", sublinhou.

Por causa da tua PalavraInspirado nas palavras de São Pedro antes da pesca milagrosa, dom Gilson escolheu como lema episcopal a expressão: "Por causa da tua Palavra" (In verbo tuo - Lc 5,5). Explicando a escolha, o bispo disse que o Evangelho é o ponto de partida para toda ação. "É o Palavra do Senhor que nos encoraja na missão proposta". Na sua fala de agradecimento, dom Gilson disse estar muito feliz com a nova missão que lhe foi confiada, e espera contribuir com a ação evangelizadora da Arquidiocese de Salvador. "Desejo colaborar com todo o meu coração com o nosso Arcebispo, dom Murilo e o bispo Auxiliar, dom Gregório. Quero conhecer a realidade, os sacerdotes, os seminaristas, os religiosos e religiosas, os leigos comprometidos com a Igreja, os jovens, as pessoas das paróquias, movimentos e novas comunidades. Jesus diz que o bom Pastor conhece as suas ovelhas. É só a partir daí que podemos levar a Palavra de Deus e seus dons ao nosso povo," concluiu ele.

Passo a passo, o caminho se faz
Gilson Andrade da Silva nasceu no dia 11 de setembro de 1966, no Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote no dia 4 de agosto de 1991. Cursou Filosofia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino (1985-1987); Aluno do Colégio Eclesiástico Internacional Bidasoa (Pamplona-Espanha), fez o curso de bacharelado em Sagrada Teologia na Universidade de Navarra (Espanha) - (1988-1991). Licenciado em Sagrada Teologia pela Pontíficia Universitá della Santa Croce (Roma-1997-1999).
Desde 2004 - Membro do Conselho Pastoral Diocesano. Desde 2005 - Membro da equipe de Coordenação Diocesano do Plano Pastoral de Conjunto e da Missão Popular. Diretor do Instituto de Teologia, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Católica de Petrópolis (2004-2005). Reitor do Seminário (desde 2004). Coordenador da Pastoral da Juventude da Diocese de Petrópolis (desde 2004). Presidente da Associação Mantenedora Faculdades Católicas Petropolitanas - UCP (desde 2008).

Dom Gilson Silva foi ordenado bispo na manhã de sábado, 24 de setembro de 2011, na Catedral São Pedro de Alcântara, em Petrópolis (RJ) pelos Dom Filippo Santoro, bispo de Petrópolis, dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, e dom frei Alano Maria Pena, arcebispo de Niterói.

Fonte: AMV – São Brás, Salvador - BA.

No comments:

Post a Comment

Comentário (Comment)!

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...