18/04/2012

As Novas Eclesiologias - Por Mike Mutinda

BATTISTA MONDIN. As Novas Eclesiologias. Uma imagem atual da Igreja. São Paulo, Edições Paulinas, 1984.

Introdução.
A imagem da igreja como sacramento é para obter uma idéia mais adequada da Igreja. O que é Sacramento: é uma realidade que age como sinal sensível e eficaz da graça, isto é uma realidade que ao mesmo tempo atua e manifesta a nova aliança, nossa salvação, a incorporação em Cristo, a inabitação do espírito santo, a identificação da divindade com a humanidade, a difusão do amor de Deus em nossos corações.
Os elementos específicos do sacramento que eram reservados aos sete sinais sacramentais (os sete sacramentos) - Significar e atuar a graça - encontram-se ainda antes de nos ‘sete sacramentos’, em Jesus Cristo e na Igreja.
Efetivamente, Cristo é a atuação visível de nossa salvação, de nossa comunicação com Deus, da identificação da divindade coma humanidade: é o próprio Deus feito homem. Na sua humanidade, Jesus é o sacramento de Deus. E a Igreja, pela presença de Cristo, possui em si uma estrutura sacramental; Possui uma visibilidade no espaço e no tempo, na historia, com a dupla dimensão de povo de Deus e de sua constitucionalidade jurídica e social; nela, seu corpo e sua esposa, Cristo permanece presente no mundo; Divindade e humanidade, sinal e ‘res’, visibilidade histórica e espírito santo não são a mesma coisa. Mas como em Cristo, as duas realidades não são separáveis; É a presença, através dos ministérios, da graça de Cristo na história pública da humanidade única.
Igreja, como sacramento é a fonte daqueles sinais eficazes da graça que a tradição qualificou como os ‘sete sacramentos’. Entre eles, dois ocupam um lugar privilegiado; O batismo – sinal visível à incorporação dos crentes ao corpo místico de Cristo. Passagem da morte à vida; escravidão à salvação. A Eucaristia – renova-se o mistério do sacrifício da cruz. Cristo congrega pelo seu poder a Igreja una, santa, católica e apostólica (LG 25).
Sacramento e Funções.
Segundo santo Tomás, as funções principais do sacramento são três:
1. Sinal comemorativo do passado (morte de Cristo).
2. Sinal ostensivo do fruto produzido em nós pela sua paixão – da graça,
3. Sinal profético ou anunciador da gloria futura.
Estas três funções são exercidas eminentemente pela igreja: é ela a comunidade que Conserva a ‘memória subversiva’; Continua a obra de salvação; e antecipa a atuação do reino de Deus. ‘A Igreja é, portanto, intrinsecamente, formalmente de natureza sacramental. ’

EDWARD SCHILLEBEECKX.
Teólogo belga, nascido em Amberes em 1914 e entrou para os dominicanos em 1934.
Sacramento é um ato de Cristo oferecido num ato da Igreja. É assim que se posiciona Edward Schillebeeckx. Para ele, sacramento ‘é um ato de salvação pessoal do próprio Cristo celeste na forma de manifestação visível de um ato funcional da Igreja’. Por isso, o sacramento por excelência (o ursakrament - sacramento raiz, expressão de Otto Semelroth) é Jesus Cristo. É claro que Jesus é muito mais que um sinal. Como vinca Yves Congar, Ele é ‘a epifania, a manifestação, a presença reveladora de Deus’.

A Igreja Sacramento da Humanidade de Cristo.
Toda teologia deve ser construída em chave sacramental visto que a revelação, (objeto da reflexão teológica) é essencialmente sacramento. Deus se encontra com o homem justamente desta maneira sacramental; Comunica-lhe a sua verdade e a sua graça e o chama à salvação.
‘A graça não nos alcança diretamente partindo do amor transcendental, trans-historico de Deus, mas partindo do homem Jesus. A ação da graça, a revelação, situa-se, portanto, no quadro de um comercio humano’ . Encontro de Deus e homem na maneira sacramental está em harmonia com as exigências da natureza humana.
O que é o homem? É um ser espiritual que está essencialmente ligado à corporeidade; não é nem um bruto, nem um anjo, mas um espírito encarnado, o qual deve receber tudo e tudo comunicar através do corpo, até a palavra de deus, a graça, a salvação. Por isso estas realidades sobrenaturais ‘não podem ser propostas ao nosso mundo terreno e histórico a não ser através de símbolos sacramentais’.
Sacramento principal e primordial é Jesus Cristo. Nele se realiza a dupla função da sacramentalidade: Descendente de transmitir a graça e a função ascendente de agradecimento a Deus. (Jesus como salvador do homem e adorador do pai – sacramento.)
Atos de Cristo – atos de pessoa divina- atos salvíficos do homem Jesus têm forca divina de salvação – aparece para nós sob forma terrestre, visível – são sacramentos.
O amor divino – maneira humana – sacramento.
Igreja – sacramento – ela é a representação visível, histórica, da redenção definitiva – é instituição de salvação, é sacramento.
Igreja – sacramento primordial: Sacramentum humanitatis Christi – Cristo sacramental e O sujeito dos sete sacramentos – da ação ministerial.
Dos sete, o que realiza o encontro mais íntimo e eficaz com Deus, é a eucaristia.
Não é somente a Igreja hierárquica, mas toda a comunidade leiga dos crentes que pertence a este sinal de graça, este sinal que fala e que doa, que é a Igreja.

Igreja, Sacramento Universal da Salvação.
A Igreja, ‘é sacramento da salvação, mas em virtude da sua união com Cristo, inteiramente a partir d'Ele e por Ele’. Ou seja, ‘Cristo e a Igreja são portadores da salvação em condições diferentes: Cristo é mediador como chefe e fonte; a Igreja não é senão um mistério desta mediação de Cristo’.
• O problema de ‘extra ecclesiam nulla salus’.
• Sacramento de salvação – sinal do que instrumento efetivo de salvação.
• Estar fora da Igreja não significa estar fora da salvação por que o horizonte da salvação abraça, efetivamente, toda a humanidade, visto que Deus a quis e a realizou para todos os homens.
• Igreja x reino de Deus.
• Salvação fora da Igreja – Ranher – cristianismo anônimo.
• A salvação é oferecida a todo mundo e está realmente operando, ainda que de maneira menos visível da que acontece no momento em que os homens se tornam povo de Deus.
• Salvação, presente em toda a humanidade, recebe na Igreja sua forma manifestativa completa, mas também com uma obscuridade por causa de nossa imperfeição humana.
• Torna-se na Igreja , uma epifania; perfeitamente visível. A Igreja é manifestação perfeita da ação salvifica da graça de Deus; Dom e ocasião de graça – Igreja.
• Para preencher as lacunas, a igreja, como sacramento universal de salvação é, por forca de sua própria essência, uma igreja verdadeiramente missionária, orientada para a missão: A si mesmo – um sacramento de si e Sacramentum mundi – fora da Igreja; esperança para tudo mundo.

No comments:

Post a Comment

Comentário (Comment)!

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...