22/08/2010

Ano Novo 2009 - Memória de Pe. Franco, IMC (RIP)

Era dia e era à noite, e passou o dia 31 de dezembro de 2008. Poucas horas antes de meia noite, a casa paroquial da paróquia de são Brás, Salvador, fora vazia e só as luzes de ano novo se escutavam de dentro. Os missionários de Consolata tinham saído celebrar missas juntos com os fieis para a passagem do ano novo 2009. O clima era agitado de festas e musicas sertanajens.


Pe. Franco e Michael à mesa, 2009 em salvador, BA
Nas igrejas e nas ruas, só tocava a musica de Zezé Di Camargo e Luciano, “marcas do que se foi: esse ano, quero paz no meu coração, quem quiser ter um amigo, que me de a mão. O tempo passa, e com ele caminhamos todos juntos sem parar, nossos passos pelo chão vão ficar. Marcas do que se foi, sonhos que vamos ter, como todo dia nasce novo em cada amanhecer...”

O maior pensamento que passava nas homilias era sobre a paz e amor para o ano novo. Os nossos missionários na paróquia de são Brás, frisaram muito sobre este tema por que toca a realidade da nossa paróquia, mas também do Brasil e do mundo inteiro. As suas reflexões se resumem em poucas linhas concretas:

Apensar de vivermos num mundo extremamente violento, sabemos que haverá sempre espaço para o amor, carinho, sensibilidade e respeito pelo próximo. A nossa esperança é que neste novo ano 2009 encontramos momentos de paz e ternura que façam repensar que ainda temos muitas coisas belas que nos rodeiam, e podemos encontrar a felicidade confiando na nossa capacidade de amar e na graça de Deus. É por acreditar no amor como a maior forca que o ser humano pode ter e por saber que quem ama e é amado vive em paz. Os missionários da Consolata lembraram o povo das palavras de Papa João Paul II, “a melhor metodologia de educação é a pedagogia da paz... e amor.”

Em casa, (Pe. Stephen Murungi, Pe. Franco Picolli e Pe. Tamrat Markos, e Estudante Michael.) o tema não era diferente das homilias. Os irmãos mais velhos deram os mesmos conselhos de paz e amor para que as nossas comunidades possam viver o evangelho de Jesus numa maneira sempre encarnada. Torcemos para que esse seja o caminho de ano novo 2009: paz e amor.

Autor: Mike, 2009.

No comments:

Post a Comment

Comentário (Comment)!

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...