12/10/2010

Dia da padroeira do Brasil

       A chamada "pescaria milagrosa" aconteceu em 12 de outubro 1717,
no Porto Itaguaçu, na curva do Rio Paraíba do Sul, em São Paulo,
onde três pescadores encontraram a figura de Nossa Senhora Aparecida.

     









         Fé. Esse é o sentimento que conduz a vida de milhares de brasileiros, como Maria José de Alcântara, servidora da Subsecretaria de Comunicação Social do Rio de Janeiro. As histórias de devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida são semelhantes. Todas movidas pelo amor e pelo conforto encontrados nas belas mensagens das orações da padroeira do Brasil. Às véspera do feriado que comemora seus milagres e sua importância para a cultura brasileira, os católicos cariocas já se preparam para festejar a data nesta terça-feira.
 
         Maria José se refere carinhosamente a Nossa Senhora Aparecida como "minha mãe de coração", para quem recorre nos momentos de sofrimento. As romarias e as excursões a Aparecida, no interior de São Paulo, onde fica o maior santuário da América Latina dedicado à Virgem Maria, começou cedo, ainda na adolescência. Hoje, com 68 anos, não perde uma comemoração da padroeira do Brasil, seja na basílica ou na paróquia que frequenta em Vicente Carvalho, para agradecer as graças alcançadas.
 
"Fui a Aparecida muitas vezes. Não poderei ir esse ano, mas em 2011 vou pagar mais uma promessa que fiz: pedi pela minha sobrinha, que teve meningite. A menina, que está com 10 anos, está curada e não teve nenhuma sequela. Vamos reunir toda a família para ir ao santuário. Quando o meu marido teve um derrame, pedi muito a ajuda dela e fui atendida. Hoje, ele está bem. No dia 12, não vou deixar de festejar o dia da minha 'mãezinha'. Vou à missa às 9h, aqui no Rio de Janeiro", garantiu a servidora.
 
Proteção, consolação, esperança e mãe são expressões comuns usadas quando os fiéis de Nossa Senhora falam sobre sua devoção. O carinho e a fé dos romeiros e peregrinos transformaram a padroeira em uma das imagens católicas mais admiradas e respeitadas do país. Para os devotos, o manto que a Virgem Aparecida veste é símbolo de amor, e seu olhar, de paz. Muitos, como Maria José, veem na padroeira um porto seguro.
 
"Nossa Senhora Aparecida é divina. Ela é tudo na minha vida, é minha paixão. Quando chego à igreja dela, em Aparecida, me sinto muito confortável. Fico muito feliz ao ver a imagem dela. Meu amor por Nossa Senhora começou quando vi sua imagem pela primeira vez. Não tem quem não se apaixone pela história e pela nossa padroeira. Só de falar de Nossa Senhora fico emocionada e arrepiada", revelou dona Maria José.

Imagem da santa foi pescada do Rio Paraíba do Sul
A história da imagem da padroeira do país por si só já é considerada um milagre. A chamada "pescaria milagrosa" aconteceu em 12 de outubro 1717, no Porto Itaguaçu, na curva do Rio Paraíba do Sul, em São Paulo, onde três pescadores encontraram a figura de Nossa Senhora Aparecida. Na primeira vez que lançaram a rede nas águas, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves encontraram o corpo da imagem. Logo após, a cabeça. Depois do "resgate", muitos peixes começaram a surgir no rio. Esse seria a primeira graça registrada.
 
"A pescaria milagrosa foi o primeiro sinal de Deus. Maria veio em auxílio daqueles homens que já estavam amedrontados, porque se não levassem os peixes para seus patrões, seriam torturados. A imagem original de Nossa Senhora da Conceição é feita de terracota e é negra por causa do tempo que a figura ficou no fundo do rio, na lama. Muitos sinais prodigiosos foram atribuídos a ela, como o milagre das velas, que se acederam sozinhas durante uma noite de oração", narrou o padre Gilvan André da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha do Governador, zona norte do Rio.
 
Durante 15 anos, a imagem ficou na casa de um dos pescadores, Filipe Pedroso, onde os fiéis se reuniam para orar. Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora foi crescendo e ultrapassou fronteiras. O primeiro espaço criado para cultuar a padroeira foi um oratório no Porto de Itaguaçu. Em 1834, foi iniciada a construção da Basílica Velha. Na década de 80, a Basílica Nova passa a ser o novo templo de orações. Coroada em 1904, Nossa Senhora Aparecida recebeu o título de rainha e padroeira oficial do Brasil em 1929, pelo Papa Pio XI.
 
"Nossa Senhora da Conceição Aparecida é popular, primeiramente porque é a padroeira do Brasil. A representação que ela tem no mundo católico e até em outras religiões é muito grande. A maioria dos brasileiros respeita a devoção a Nossa Senhora Aparecida. Todos os povos são filhos de Deus e de Maria. A Virgem Maria continua realizando milagres. Só na minha paróquia recebemos, de 1° a 12 de outubro, cerca de130 mil devotos. A admiração pela padroeira é forte", ressaltou o padre Gilvan André.

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha, as comemorações do dia da padroeira tiveram início no sábado, com uma carreata. A festa continua com shows de grupos musicais até esta segunda-feira, véspera do feriado. Na terça-feira, a homenagem a Nossa Senhora começa cedo, às 5h30, com a alvorada. Depois, a partir das 6h, acontecem as missas. Às 20h30, os fiéis se reúnem na procissão luminosa. Em seguida, participarão do show pirotécnico e do encerramento com as bandas da paróquia.

Fonte: Terra

No comments:

Post a Comment

Comentário (Comment)!

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...