05/10/2011
Pastoral Vocacional: A VOCAÇÃO DO PROFETA JEREMIAS
Pastoral Vocacional: A VOCAÇÃO DO PROFETA JEREMIAS: “... a missão de destruir, arrancar e plantar a justiça divina...”. Jr. 1,10. De Michael Mutinda, Imc* Vocação. A palavra vocação vem da p...
02/10/2011
Em Salvador, São Brás de Plataforma, faz festa do Allamano - De Michael Mutinda*
“Nunca diga: isto não é comigo!”, José Allamano.
Uma celebração cheia de motivação e ânimo, na igreja matriz da paróquia São Brás de Plataforma, Salvador, neste domingo, 2º de outubro, às 9h, marcou a festa do Bem-aventurado José Allamano, fundador da Congregação dos missionários e missionárias da Consolata. A celebração presidida por Pe. Stephen Murungi, Imc, e com a presença dos missionários Jacques Kwangala, Imc, e Michael Mutinda, Imc, contou com a participação numerosa dos paroquianos, das irmãs filhas da igreja e das crianças da Infância e adolescência missionária do Quilombo do Kioio. Pe. Stephen destacou ao longo da homilia o bonito trabalho realizado pelo Beato José Allamano de sua caminhada pautada no amor a Consolata e a Cristo.
Numa maneira simples, o padre Stephen resumiu a reflexão feita junto com a paróquia nos três dias do tríduo a Allamano – a vida dele, a missão dos seus filhos no mundo, e as causas missionárias do instituto no Brasil. Iluminado pelas palavras do evangelho de Lucas 4, Pe. Stephen disse que hoje, e muito mais em Salvador, ainda encontramos com muitos pobres que precisa da boa nova, cativos que precisa da libertação, cegos que querem recuperação da vista, e oprimidos que buscam a liberdade. “O nosso fundador é conhecido por seus vários legados e deve ser tido como um exemplo no processo de evangelização e missão ad gentes,” disse Pe. Stephen e continuou, “olhando para José Allamano, podemos encontrar uma forma nova de evangelizar, de modo que as pessoas possam entender a boa nova de Deus à maneira simples”.
Terminando a sua homilia, o padre lembrou aos fieis que a missão precisa de corações abertos e atentos às necessidades do próximo. “As reclamações não constroem, o bem deve ser bem feito e sem barulho, como dizia José Allamano”, acrescentou ele. Ao final da sua homilia, padre Stephen lembrou a todos a importância do mês do outubro, mês das missões. “O tema da campanha missionária deste ano, Missão e Ecologia, vem nós lembrar a nossa missão e responsabilidade à criação de Deus. A terra ainda grita e a criação ainda geme com dores de parto. Somos chamados atender a este grito com o nosso cuidado da criação de Deus,” concluiu ele.
José Allamano, sacerdote para o mundo.
Nasceu a 21 de janeiro de 1851 em Castelnuovo d’Asti, na Itália. Educado na escola de Dom Bosco, e no seminário diocesano do Turim, respondeu ao chamado de Deus ao sacerdócio e foi ordenado aos 20 de setembro de 1873. Em 1880 foi nomeado reitor do santuário da Consolata e do anexo instituto de pastoral. A partir de então, até o fim da vida, sempre desenvolveu sua atividade à sombra do santuário mariano da diocese. Em 1901 fundou o instituto dos missionários da Consolata e em 1910 o das missionárias da Consolata. No dia 8 de maio de 1902 partiram para o Quênia os primeiros quatro missionários. Hoje, os missionários da Consolata estão presentes em mais de vinte e sete países, na áfrica, América, Europa e Ásia.
Morreu santamente a 16 de fevereiro de 1926, em Turim. Proclamando-o bem aventurado, no dia 7 de outubro de 1990, o papa João Paulo II selou o reconhecimento que o povo de Deus tributou ao padre José Allamano com varias expressões: “o santo da Consolata”, “pai providente e piedoso, formador e mestre do clero,” “sacerdote para o mundo”.
Depois de centenário e poucos anos a mais da fundação do instituto das missões Consolata, a proposta de Allamano da missão ad gentes, fruto de fervor de santidade, continua atual e urgente.
*Fonte: AMV – São Brás de Plataforma, Salvador.
A VOCAÇÃO DO PROFETA JEREMIAS - Michael Mutinda, Imc*
“... a missão de destruir, arrancar e plantar a justiça divina...”.
Jr. 1,10.
Vocação.
A palavra vocação vem da palavra latina vocare que quer dizer, chamar. Vocatio é chamamento, chamar, eleger, escolher. Então, se vocação é chamamento, deve haver alguém que chama e alguém que é chamado. Portanto, não é simples tendência ou inclinação pessoal, mas é chamada. Então podemos definir a vocação como: o chamado que brota do mais íntimo do ser humano, onde ressoa a voz de Deus para dar a resposta a ele. Portanto, vocação aqui tem uma dimensão essencialmente religiosa. Falar da vocação na Bíblia, há perigo de se preocupar com a interpretação exegética, mas nós aqui faremos simplesmente uma conversa segundo o texto.
Senso bíblico da vocação
Podemos dizer que a vocação é um fato bíblico. O nosso Deus é um Deus que fala que escolhe e chama pessoas para o serviço, para missões concretas e determinadas. Esta sempre foi a convicção presente na consciência do povo bíblico. Deus conduz a história e a iniciativa é sempre dele. Muito significativa na Bíblia é a vocação-chamamento e envio dos profetas. Os grandes profetas bíblicos falam da própria vocação, dando testemunho do chamado divino individual, direto e imediato. A toda vocação comporta o envio para uma missão, e a toda vocação exige ruptura com o passado. Vemos isso com a vocação de Jeremias.
Vocação de Jeremias (Jr. 1,4-10),
A vocação de Jeremias é descrita de uma maneira da bela construção literária, que encontramos no capítulo 1,4-10. Neste texto, vemos que Deus se revela a Jeremias e lhe dá a missão de destruir, arrancar e plantar a justiça divina (Jr. 1,10). Jeremias objeta dizendo que não sabe falar. “Ah! Senhor Deus, eis que eu não sei falar, porque ainda sou uma criança” (Jr. 1,6). E Deus mesmo lhe diz: “Não tenhas medo deles, para que eu não te aterrorize à vista deles” (Jr. 1, 17). Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei. Eu te constitui profeta para as nações” (Jr. 1,5).
Missão marcada por medo e crise da sedução
Jeremias se mostra como um profeta medroso. Se o seu nascimento foi marcado pela alegria na casa paterna (Jr. 20,15), ele, no entanto, quando já crescido amaldiçoa o dia do seu nascimento: “Maldito o dia em que nasci” (Jr. 20,14). Jeremias demonstra claramente que não queria ter nascido. A sua mãe levou a culpa: “Minha mãe teria sido minha sepultura” (Jr. 20,17). “Mãe, minha desgraça é a vida que a senhora me deu” (Jr. 15,10). Lendo o texto de jeremias, se percebe que ele viveu na roça. Não se casou. Conhecedor do sofrimento de seu povo, Jeremias sabia que algo deveria ser feito, mas ele tinha medo. No ano 627 antes da Era Comum, no décimo terceiro ano do governo de Josias, Jeremias sente o chamado de Deus.
Os elementos essenciais da sua vocação.
Podemos sintetizar os pontos essências da vocação deste profeta em seguintes pontos:
- Deus quando chama alguém é porque este já é íntimo seu. “Antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei” (Jr. 1,1-5). Com estas palavras, Jeremias narra a sua experiência de Deus.
- A missão profética e sua realização confirmam o chamado. Jeremias tem consciência que ele é um consagrado para a missão profética: “Eu te consagrei” (Jr. 1,5b). Por isso, ele não sabe fazer outra coisa senão ser profeta.
- O medo e outras limitações humanas são inerentes à vocação. Isto não é diferente com Jeremias, que, de tanto medo, apela para o não saber falar. “Eu sou criança” (Jr. 1,6).
- O profeta é porta-voz de Deus (Jr. 1,7). Jeremias terá que falar em nome de Deus e em sintonia com o povo ao qual ele foi enviado por Deus. E Deus estará com ele sempre.
- O profeta é abençoado por Deus. As palavras de Deus são colocadas em sua boca, de modo que ele fale em seu nome (Jr. 1,10).
- O profeta é seduzido por Deus. “Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir” (Jr. 20,7). Estas palavras proferidas por Jeremias demonstram como ele compreendeu o mistério da vocação em sua vida. Deus mudou a vida de Jeremias.
Para refletir:
- Dissemos que uma vocação acertada leva a pessoa a se sentir realizada e feliz. Concorda ou não? Se concordar, que testemunha você dá da vocação que escolheu?
- Numa comunidade cristã, Deus chama pessoas para serem responsáveis para que cada pessoa acerte na sua escolha da própria vocação e seja feliz. Pessoalmente, você está colaborando neste sentido, na sua comunidade, na sua escola, na sua família?
Fonte: Mwanaasuu.
Subscribe to:
Posts (Atom)
“On Death and Dying“
The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end. When ...
-
THE CONSOLATA FEAST 2015 INTRODUCTION Today we are celebrating the solemnity of the Blessed Virgin Mary Consolata, Mother and Foundres...
-
THE MINISTRY OF LECTOR IN THE CATHOLIC CHURCH. The aim of this reflection is to help those lectors or those preparing to be lectors w...
-
Praying with Blessed Joseph Allamano in the Year of Consecrated Life DAY 1 - Called to be Happy Missionaries God...