13/09/2010

Teologia é desnecessária, diz físico sobre a criação do universo

O físico mundialmente conhecido Stephen Hawking, que, em seu novo livro The Grand Design, defende a controversa ideia de que Deus não criou o universo, afirmou que teologia é desnecessária. "Deus deve existir, mas a ciência pode explicar o universo sem a necessidade de um criador", disse Hawking no programa de entrevistas Larry King Live, da CNN, na sexta-feira.

Hawking, 68 anos, que sofre de um tipo de esclerose há 45 anos e, por isso, fala apenas com a ajuda de sintetizador de voz computadorizado, diz em seu livro que, dada a existência da gravidade, o universo pode e vai se criar espontaneamente. "Criação espontânea é a razão pela qual o universo e a humanidade existem", escreveu no livro. Perguntado sobre o porquê da reação das pessoas às ideias divulgadas na obra, ele afirmou: "A ciência tem cada vez mais respondido questões que eram antes do campo da religião. A explicação científica é completa. A teologia é desnecessária". A ideia central do livro de Hawking é a Teoria-M, segundo a qual vários universos foram criados a partir do nada sem a necessidade de intervenção divina.


Links relacionados
Stephen Hawking: Deus não tem mais lugar na criação do universo

Stephen Hawking: única chance do ser humano será deixar a Terra
Stephen Hawking publica novo livro em setembro, diz editora

Fonte: Terra noticias

No comments:

Post a Comment

Comentário (Comment)!

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...