20/05/2012

Páscoa Jovem Consolata 2012

Através do serviço da Animação Missionária e Vocacional,
colaboramos com a Igreja local a fim de que os batizados tomem consciência da
sua abertura à universalidade” (José Allamano).
A paróquia Sagrado Coração de Jesus na cidade de Monte Santo, no interior da Bahia, acolheu entre os dias 4 e 8 de abril, a Páscoa Jovem Consolata 2012. O evento reuniu no Centro de Mandacaru, mais de 70 jovens entre coordenadores, lideres e animadores provenientes das paróquias de Jaguarari, Feira de Santana, Monte Santo e Salvador, sob o cuidado dos missionários da Consolata no estado da Bahia.

“Só uma Juventude organizada, será uma juventude forte” (Puebla 1185/1188).

Em sintonia com o carisma, os missionários e missionárias da Consolata na Bahia, se sentiram interpelados pela realidade da juventude. Para responder a este desafio urgente, a cada ano são programadas atividades voltadas para os jovens. A sociedade tem uma dívida social com a juventude, na realização de seus sonhos na construção do Reino. O programa anual consta de cinco atividades envolvendo jovens de quatro paróquias: Páscoa jovem (dia 04 a 08 de abril, 2012 em Monte Santo), Missão Jovem (dia 27 de junho a 02 de julho, 2012, em Jaguarari), Retiro Missionário (dia 06 a 09 de Setembro, 2012 em Feira de Santana), Retiro Vocacional (dia 01 a 04 de novembro, 2012 em Monte Santo) e Festival Consolata (dia 13 a 16 de Dezembro, 2012 em Salvador). A metodologia que guia todas as atividades é composta de Formação, Oração, Missão e Lazer.

 Vivenciar com os jovens uma experiência dos mistérios da páscoa”.
Os cinco dias em Monte Santo, proporcionaram experiências reflexivas e celebrativas sobre a história e opção de vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Ao reviver essa memória, através de formação e de partilha sobre os vários temas abordados, de oração, celebração e de lazer, a Páscoa Jovem oferece aos participantes a possibilidade de reafirmar a ação de Deus em Jesus Cristo e o compromisso com seu projeto. Além disso, os vários momentos ajudaram a perceber a cruz na vida de cada um e do povo, despertar nos Jovens um novo jeito de ser cristão e jovem, trazendo para a realidade e para o cotidiano a possibilidade deles também viverem a sua Páscoa. A programação foi pensada para vivenciar os mistérios pascais. Todos os dias, os jovens participavam nas procissões devocionais, nas celebrações e nas atividades por eles sugeridas. Em Monte Santo, além das cerimônias litúrgicas propostas pela Igreja para a Semana Santa, o povo realiza várias procissões carregando imagens pelas ruas da cidade. Na Quinta-feira santa, os jovens foram ajudados a vivenciar a Instituição da Eucaristia, o lava-pés e o serviço; na Sexta-feira santa, além da subida do Monte Santo, com o povo, às 04 horas de madrugada, durante o dia, houve formação sobre a Paixão e morte de Jesus. O Monte Santo foi visitado pela primeira vez pelo frei capuchinho Apolônio Toddi. Em 1775, o frei realizou uma procissão penitencial no cume do monte. O percurso é composto por 25 capelinhas e igrejas, sendo a das Almas, a do Senhor dos Passos, a de Nossa Senhora das Dores e o próprio Santuário da Santa Cruz, as principais. Outras 15 capelinhas são dedicadas às estações da Via-Sacra.

No sábado foi tratado o tema de abandono e medo; e no último dia, os jovens reviveram o mistério pascal com o tema da ressurreição em base na CF 2012. Com saudades dos momentos vividos, choros de amizades lançadas, cantos e mantras como, ‘Cristo, nossa Páscoa, foi imolado’, ‘O Cordeiro imolado agora reina vivo. Exultemos e alegremo-nos, aleluia’... Palavras da escritura e da liturgia sagrada, ‘celebremos a festa com sinceridade e verdade’ (1Cor 5, 7b-8), os jovens partiram para vossas paróquias para vivenciar a páscoa rumo à missão Jovem.

Michael Mutinda, diácono e missionário da Consolata, Salvador, BA.

No comments:

Post a Comment

Comentário (Comment)!

“On Death and Dying“

The idea of death makes one aware of one's life, one's vital being – that which is impermanent and will one day end.   When ...